Cotidiano

Datafolha mostra empate técnico entre Doria, Russomanno e Marta

SÃO PAULO – Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra três candidatos à prefeitura de São Paulo empatados dentro da margem de erro. João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB) estão brigando pelas duas vagas no segundo turno. O atual prefeito Fernando Haddad (PT) e Luiza Erundina (PSOL) estariam fora da disputa.

Doria foi o candidato que mais cresceu nas pesquisas feitas pelo Datafolha. O tucano, que tinha 5% das intenções de voto no início da campanha, alcançou 25%. Russomanno, por outro lado, registra quedas consecutivas. Após começar a campanha com 31% das intenções de voto, o deputado do PRB registrou 22% no levantamento divulgado nesta quinta-feira.

Também embolada na primeira colocação está Marta, com 20% das intenções de voto. Segundo a medição do instituto de pesquisa, a candidata do PMDB começou a disputa com 16%. Com a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, os três candidatos estão em empate técnico.

O petista Haddad está em quarto lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Erundina vem na sequência, com 5%. Votos brancos ou nulos somam 11%. Entre os entrevistados, 4% declarou que não sabe em quem vai votar.

O candidato do PT, que tenta a reeleição, tem a maior rejeição, segundo a pesquisa: 45%; seguido por Marta (29%), Russomanno e Erundina (ambos com 27%). Entre os candidatos mais lembrados pelos eleiores, Doria é aquele que tem a menor rejeição: 19%.

O Datafolha também fez simulações de segundo turno, que não apontam nenhum candidato ganhando com vantagem. Se Russomanno e Doria avançassem nas eleições, o candidato do PRB teria 44% dos votos, enquanto o tucano ficaria com 38%.

Doria teria 41% dos votos em uma eventual disputa contra Marta, que teria 42%. Em um terceiro cenário, a senadora do PMDB seria escolhida por 41% dos eleitores enquanto, Russomanno, teria a preferência de 40%.

O Datafolha ouviu 1.260 pessoas. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e o jornal “Folha de S.Paulo”.