Cotidiano

Datafolha: João Leite (PSDB) mantém liderança em BH; Kalil (PHS) aparece em 2º

RIO – A disputa eleitoral em Belo Horizonte mostra que o candidato do PSDB, João Leite e Alexandre Kalil, do PHS, devem disputar o segundo turno. Os números divulgados pelo Datafolha neste sábado mostra o tucano com 31% dos votos válidos. Kalil tem 19%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o instituto, se contarem apenas as intenções de votos válidos (com exclusão das amostras de brancos, nulos e indecisos), Leite e Kalil chegariam ao segundo turno com 39% e 23%, respectivamente.

Na pesquisa anterior, Leite tinha 32% das intenções de voto e Kalil, 18%, com larga vantagem sobre os outros nove candidatos.

Na simulação de segundo turno feita pelo instituto, Leite pontua 48% contra 28% de Kalil.

Em terceiro lugar aparecem os deputados federais Rodrigo Pacheco (PMDB) e Reginaldo Lopes (PT), ambos com 6%. Pacheco e Lopes estão em empate técnico com o vice-prefeito Délio Malheiros (PSD), que tem 5%.

O deputado federal Eros Biondini e o deputado estadual Sangento Rodrigues têm 3%, e outros três candidatos, Marcelo Álvaro Antônio (PR) e Luis Tibé (PT do B) e a professora Maria da Consolação (PSOL), têm 2%. A candidata do PSTU, Vanessa Portugal, tem 1%. Os eleitores que dizem que irão votar em branco ou nulo são 12% e os indecisos são 7%.

A pesquisa Datafolha foi feita nesta sexta (30) e neste sábado, quando foram entrevistadas 1.751 pessoas. O levantamento está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo MG-01686/2016.