Cotidiano

Dalai Lama diz que não está preocupado com comentários de Trump

dalai lama.jpgO líder espiritual tibetano, o Dalai Lama, disse nesta quarta-feira que não tem nenhuma preocupação em relação ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e espera que o empresário alinhe suas políticas com as realidades globais.

Dalai Lama comentou que espera poder encontrar com Trump em algum momento após a posse no dia 20 de janeiro, o que causaria um enfurecimento da China, que considera o monge vencedor do Prêmio Nobel da Paz um perigoso separatista. O líder espiritual de 81 anos disse que sempre considerou os EUA como a nação líder do “mundo livre”.

? Acho que há alguns problemas para ir para os Estados Unidos, então irei para ver o novo presidente ? disse ele a repórteres durante uma visita à capital da Mongólia, Ulaanbaatar.

O presidente Barack Obama encontrou-se com o Dalai Lama na Casa Branca em junho, apesar da advertência da China de que isso prejudicaria as relações diplomáticas, a quarta reunião da Casa Branca com o Dalai Lama nos últimos oito anos.

O monge reforçou que não estava preocupado com as observações feitas por Trump durante a campanha eleitoral. Alguns desses comentários foram citados como ofensivos aos muçulmanos, hispânicos e outros grupos minoritários dos EUA.

? Às vezes sinto que durante a eleição o candidato tem mais liberdade para expressar. Uma vez eleito, tendo a responsabilidade, então eles têm que dizer-lhe o seu tipo de visão, as suas obras de acordo com a realidade ? disse Dalai Lama