Cotidiano

Da Apae para o mundo

A vontade de levar mais alegria às crianças em cadeiras de roda foi o motivo maior para que empresários de Cascavel investissem na produção de brinquedos infantis adaptados e que contribuíssem para a inclusão social.

O resultado do trabalho já chegou à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cascavel e também ganhou espaço em outros municípios da região.

“Nos colocamos no lugar de pais que hoje têm filhos e que não podem interagir com outras crianças. Quando a gente conhece o trabalho da Apae, criamos um amor e isso nos fez lutar por uma causa”, afirma o gerente comercial da empresa Fácil Esporte, Marcelo Senchechem.

Ele comenta que buscou emendas para que as Apaes pudessem contar com esses brinquedos. “Elas gostavam muito do projeto, mas não tinham condições de adquiri-lo. Por isso, fomos até Curitiba e apresentamos a proposta ao então chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni”, explica.

Embora adaptados, brinquedos como o carrossel proporcionam além da diversão, a interação entre as crianças. “O carrossel tem espaço para crianças com cadeiras de rodas e também sem, pois a intenção maior é a inclusão infantil”, acrescenta Senchechem. A mesma ideia foi implantada na gangorra e no balanço.

Com a revitalização do calçadão de Cascavel, o novo parque instalado na Avenida Brasil, no cruzamento com a Rua Sete de Setembro, conta com um balanço adaptado a pessoas com cadeiras de rodas.

Os brinquedos também têm atraído interesse de compradores de fora do Estado e do País. “Vendemos para o museu em São Paulo e há representantes negociando com empresas da Colômbia e da África do Sul”, comenta o gerente comercial.

As peças são produzidas em uma fábrica em Toledo e em Cascavel está a linha de montagem. Todos os produtos passam por testes e são ajustados conforme as necessidades.

Linha esportiva

A empresa também oferece uma linha de materiais esportivos com suporte para basquete, vôlei, lança bocha voltados ao paradesporto nas escolas. “Infelizmente ainda são poucas as que ofertam esses jogos. Apresentamos a linha ao prefeito e ele sinalizou interesse de adquiri-os”, afirma o gerente comercial.

Academias

Um projeto deverá garantir a acessibilidade nas ATIs (Academias da Terceira Idade) em Cascavel. Segundo a Secretaria de Cultura e Esportes, processo para montagem de 16 academias está em andamento e a expectativa é de que haja possibilidade de aparelhos com acessibilidade.