Cotidiano

Curta de Pato Donald nazista deixa de ser proibido na Rússia; veja

RIO — Vivendo sob o regime nazista, Pato Donald é obrigado a produzir bombas exaustivamente enquanto saúda Adolf Hitler. Felizmente, a sinopse é de um sonho criado para o desenho animado “Der Fuehrer's face”, que levou o Oscar de melhor curta de animação em 1943. Incluído na lista de “materiais extremistas” na Rússia em 2010, um tribunal da região Kamchatka decidiu retirar sua proibição nesta semana.

A princípio, o nome do filme seria “Donald Duck in Nazi Land” (“Pato Donald em solo nazista”, em tradução livre). Com a gravação de uma música original para o filme pelo cantor Spike Jones, a história acabou ganhando o mesmo nome da canção. No contexto da Segunda Guerra Mundial, em 1942, os estúdios Walt Disney buscavam ridicularizar Hitler e seus seguidores, ao mesmo tempo que mostravam parcialmente a ideologia bárbara do nazismo.

Como repercutiu o “Hollywood Reporter” a partir de informações da agência de notícias russa Kamchatka-Inform, um cidadão do leste de Kamchatka que fez o upload do vídeo teve sua sentença de seis meses por “incitar o ódio e hostilidade” suspensa. “Como o desenho mostra o nazismo de forma caricatural, não pode ser visto como 'extremista'”, concluiu o tribunal.

Entre as situações a qual é submetido, Donald é obrigado a ler o “Mein Kampf” (“Minha luta”), livro escrito por Hitler. Depois de trabalhar “48 horas por dia, até a cova”, ele ganha “férias”: um cenário montanhoso falso, satirizando o gosto do líder por arte clássica. O coro de seguidores entoa: “Não esqueça de exercitar o corpo, para que possamos trabalhar mais duro para o Führer”. Acordando do pesadelo, o personagem comemora: “Estou feliz de ser um cidadão americano”.

A lista russa de materiais considerados extremistas existe desde 2002, e conta com mais de 3.700 items proibidos.