Cotidiano

Cultura tem novos conselheiros

Em meio a uma breve avaliação dos avanços conquistados no setor cultural de Cascavel ao longo deste um ano e meio de administração, o prefeito Leonaldo Paranhos empossou na tarde de ontem, na sala de reuniões da Prefeitura, os novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que foram eleitos durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em abril deste ano no Teatro Municipal Sefrin Filho.

"Este é um processo que estamos construindo e que precisa ser consolidado", disse Paranhos ao fazer referência à mudança de mentalidade que se quer para a nossa cidade no conceito e no acesso à cultura. "Houve um equívoco de se colocar um carimbo na cultura, de que ela é exclusividade para a elite. Mas ela está em todos nós e precisa ser para todos".

Essa quebra de barreiras, no entanto, passa por "uma dificuldade dos gestores de avançar na questão orçamentária. Mas para ir além é preciso sensibilidade, responsabilidade e coragem para ousar, pois uma cidade é feita de muitas demandas e, a cultura é uma delas", continuou Paranhos, pedindo o apoio dos conselheiros para dar continuidade a este desafio, "que precisa de gente apaixonada pelo que faz", e que, segundo o secretário de Cultura e Esportes, Ricardo Bulgarelli, "é justamente o papel do Conselho, que visa à luta por políticas públicas que fortalecam a cultura como um todo, democratizando o acesso às várias manifestações culturais de nossa cidade".

Órgão colegiado

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Cascavel é um órgão colegiado de instância consultiva e deliberativa que, no âmbito da Secretaria de Cultura e Esportes institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, mediante a participação na elaboração e fiscalização das políticas culturais, de modo a contribuir com a expansão e a elevação da qualidade destes serviços, adequando-os à realidade local.

Conselheiros

Os 48 conselheiros empossados, entre titulares e suplentes, atuarão no biênio 2018-2020 com a missão de dar continuidade aos trabalhos e conquistas já realizadas, inovando e sempre buscando melhorar e contribuir para a expansão e funcionamento das políticas públicas de cultura em nosso Município, que segundo o atual presidente do Conselho, Cleiton Costa, conquistou avanços significativos no último ano, sendo um deles o aumento o orçamento da Cultura, "que era de 0,43% e já ultrapassou nosso objetivo que era de pelo menos 1%", reconhecendo também a normatização do Fundo Municipal de Cultura, que hoje já conta com recursos para o setor. "São lutas que precisam continuar, pois queremos ver Cascavel como o terceiro principal polo cultural do Paraná", afirmou.