Cotidiano

Cultivando Água Boa: Encontro debate sobre natureza e território

Um dos maiores eventos sobre meio ambiente do País será iniciado nesta quinta-feira

Foz do Iguaçu – Premiado pela ONU-Água em 2015 como melhor prática de gestão da água, o programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional e de centenas de parceiros da região Oeste do Paraná, promoverá a partir desta quinta-feira (17) a 13ª edição do encontro anual do programa, que neste ano terá o tema Celebrando o Prêmio ONU-Água.

Além de representantes dos 29 municípios (28 do Paraná e um do Mato Grosso do Sul) beneficiados pela iniciativa, o encontro contará também com a participação de outras localidades que estão reproduzindo a experiência do CAB no Brasil (como Distrito Federal e Minas Gerais) e no exterior (Uruguai, Paraguai, República Dominicana e Guatemala).

A programação principal será a partir desta quinta-feira no Hotel Rafain Palace em Foz do Iguaçu. Porém, na quarta-feira (16), ocorrreram dois eventos técnicos realizados na Itaipu. O primeiro discutiu a avaliação da contaminação das águas por agrotóxicos. O segundo abordou o tema monitoramento reprodutivo como ferramenta para a conservação dos recursos pesqueiros.

Outro evento prévio será na manhã de hoje, no Rafain Palace, com as oficinas temáticas do CAB. Cada oficina reúne técnicos, parceiros e participantes dos diferentes projetos do programa (como agricultura orgânica, plantas medicinais, coleta seletiva, cidades sustentáveis etc.). O objetivo é avaliar as ações e sugerir melhorias.

A abertura oficial do encontro do CAB está programada para as 15h. Entre as principais autoridades que confirmaram presença estão o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (que participa da programação na manhã do dia 18), o representante do Itamaraty, José Antonio Marcondes de Carvalho.

E ainda o coordenador regional do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco, Miguel Doria, a representante do PNUD, Maristela Baioni, a coordenadora regional da FAO, Jéssica Casaza, o filósofo e escritor Leonardo Boff e a ex-coordenadora do programa Década da Água, da ONU, Josefina Maestu, além de diretores da Itaipu Binacional.

Sustentável

Os diversos temas que serão discutidos ao longo da programação têm em comum a relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos a partir da Conferência Rio 20, e as metas de redução de emissões dos gases de efeito estufa acordadas em Paris durante a COP 21.

Conforme explica o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, responsável pela gestão geral do CAB, muitos dos pontos abordados pelo programa estão em consonância com esses acordos planetários e vêm sendo trabalhados desde 2003, quando a Itaipu lançou a iniciativa.