Cotidiano

Crônica: Renan abre sessão e pede serenidade na votação do impeachment

renan_senadoBRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), abriu a sessão de votação de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff com uma hora de atraso e fazendo um apelo aos senadores. Ele pediu que votem com serenidade e espírito público e avaliem se, de fato, houve crime de responsabilidade cometido pela presidente. Impeachment no Senado ? 11/05

– Vamos votar o afastamento de uma presidente eleita pelo voto direto. Estamos, neste momento, prestes a tomar uma decisão gravíssima, por suas consequências. Vou pedir a todos senadores que lancem mão daquilo que tem de sobra: serenidade e espírito público – disse o presidente da Casa, que completou:

– A questão que se coloca é uma só: existem indícios de cometimento de crime de responsabilidade, em 2015, que justifique a abertura de processo com consequente afastamento da senhora presidente? Se entenderem que sim, ela será afastada temporariamente por 180 dias. Se entenderem que é demasiadamente frágil a denúncia, o voto majoritário conduzirá a matéria para o arquivo – disse Renan.

Também antes de abrir a sessão, Calheiros afirmou que a notificação do afastamento da presidente já terá expressos os benefícios a que ela terá direito durante o afastamento de até 180 dias, com definições sobre salário, assessores, transporte e segurança pessoal, por exemplo.

Marcada para começar 9h, a sessão só teve início 10h, depois que foi alcançado o quórum mínimo de 41 senadores no plenário da Casa. Ao todo, 68 senadores estão inscritos para falar durante o dia, por até 15 minutos. A sessão está prevista para durar até 20 horas.

A aprovação do relatório da Comissão Especial do Impeachment, de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), exige maioria simples dos senadores presentes no plenário da Casa ? metade mais um. Renan Calheiros (PMDB-AL), só vota em caso de empate.