Cotidiano

Crivella cita Hitler e Alemanha nazista em ataques a Freixo

RIO ? Em reunião com representantes de sindicatos e associações que representam setores de transporte de cargas, supermercados e distribuidores de alimentos da cidade, na tarde desta quinta-feira, no auditório do PRB, em Benfica, o candidato Marcelo Crivella voltou a aumentar o tom nos ataques a Marcelo Freixo (PSOL), usando até a expressão “Alemanha nazista” ao falar da estratégia política de seu adversário:

? Colocar o nosso povo num momento de crise, capitalizar as angústias de um desempregado, as frustrações de um menino que se formou e ainda não conseguiu um estágio, isso parece a Alemanha nazista, quando o maior demagogo do mundo capitalizou também as angústias do povo alemão e os iludiu com as quimeras da vingança, levando o mundo a entrar numa hecatombe de ferro, fogo e sangue. Os políticos precisam ter responsabilidade, não podem nesse momento em que temos milhares de desempregados sair nas ruas com esse discurso de niilismo, de ter que destruir tudo para construir das cinzas um novo mundo. Isso não funciona.

Em entrevista após o evento, ao ser perguntado sobre a afirmação, citou até o nome de Hitler:

? Quando você capitaliza as frustrações, as angústias daqueles que, naquele momento, atravessam dificuldades ? o Rio de Janeiro tem 230 mil pessoas desempregadas ?, com o discurso fácil de que é possível resolver os problemas delas pela violência, você está praticando a antipolítica. Foi assim que Hitler fez. Os princípios são os mesmos. É muito importante que o líder político tenha consciência daquilo que fala, saiba moderar suas ambições eleitorais, por poder. Eu faço o máximo que puder para poder governar, mas não faço qualquer coisa. No meu programa de televisão, eu não uso de injúria, de calúnia para detratar meu adversário.