Cotidiano

Crianças plantam 90 plantas nativas no Parque do Povo

Toledo – Foram plantadas ontem 90 mudas de plantas nativas no Parque do Povo Luiz Claudio Hoffmann, em Toledo. A ação faz parte do projeto Prati Sustentável, desenvolvido pela Prati Donaduzzi e pelas Secretarias do Meio Ambiente, Educação e Assistência Social, por meio do Florir Toledo. As crianças das turmas dos 4º anos da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker e os adolescentes que fazem parte do Florir foram os responsáveis pelo plantio.

Para o vice-prefeito João Batista Tita Furlan, ações como essa despertam nas crianças a consciência de cuidar da natureza: “Trabalhando com elas essas questões de cuidar do meio ambiente, salientando a importância de uma árvore, isso ativa inconscientemente esse amor pela preservação, além de formar cidadãos responsáveis para os cuidados com o meio ambiente”.

Às salas de aula

De acordo com a técnica Ambiental da Prati-Donaduzzi Faneza de Oliveira, o projeto leva a educação ambiental para as escolas municipais da cidade. “O nosso foco não é só a parte teórica, mas a prática, porque realizamos o plantio para que as crianças possam entender o que é aquilo que estão estudando”.

O estudante de nove anos, Rafael Igor Dell, disse que foi a primeira vez que plantou uma árvore. “Ela é importante, porque não teríamos um ar puro para viver”.

A mesma opinião é compartilhada pela estudante Isabeli Helge: “As árvores circulam o nosso ar, cuidam do nosso clima, realizam um papel muito importante na nossa vida”.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Ademir Paludo, outro objetivo da ação está em deixar o espaço mais bonito: “O nosso município ganha muito em questões de parques e praças, porque, melhorando a área verde, se tem uma cidade com aspectos climáticos positivos”.

Paludo reforça: “A nossa expectativa é que essas árvores cresçam e daqui dez anos esse local esteja ainda mais bonito para a população passear”.