Cotidiano

Cresce 40% a chegada de haitianos

Cascavel – Quem anda pelas ruas de Cascavel há alguns anos já pode perceber que os haitianos ganham espaço cada vez maior em vários setores, principalmente da construção civil.

De acordo com o Setor de Imigração da Polícia Federal em Cascavel, em toda área de abrangência da Delegacia estão registrados 2,5 mil estrangeiros vindos do Haiti. Desse total, cerca de 2,1 mil estão em Cascavel.

Conforme a PF, somente neste ano chegaram à região e legalizaram sua estada por aqui, cerca de 1,2 mil deles, o maior número desde 2010, quando os estrangeiros começaram a chegar ao Brasil. Se comparado a todo ano passado, quando 800 pessoas procuraram a Polícia Federal para informar a sua chegada, o número de registros em Cascavel cresceu 40%.

Mas apesar dos altos números e da crescente procura pela região Oeste, muitos haitianos têm deixado o País em busca de novas oportunidades diante do cenário político e econômico complicado no Brasil. Conforme a Polícia Federal, as equipes de imigração não possuem registro de haitianos ou de pessoas de qualquer origem que deixam o País daqui da cidade, pois esta notificação não seria obrigatória. Porém, informações extraoficias são de que muitos estão deixando o Brasil e fixando residência em outros países, dentre eles o Chile ou se arriscando em travessias clandestinas pelo México para chegar aos Estados Unidos.