Cotidiano

Crédito e consultoria técnica ajudam mãe e filha a realizar sonho

Monique dos Santos e a mãe, Sandra dos Santos, compartilhavam um sonho de ter um negócio próprio. Monique trabalhava como assistente financeira e Sandra revendia cosméticos oferecidos em revistas, no modelo de venda porta a porta, como Avon e Natura.

Há dois anos, a filha perdeu o emprego e as duas transformaram o problema em uma oportunidade para realizar o sonho. Elas planejaram, se organizaram, foram ao Sebrae/PR em busca de uma consultoria e abriram a loja “Ai que tudo, guria”, que vende cosméticos e produtos de higiene em uma galeria comercial na praça Osório, no centro de Curitiba.

“Montamos uma loja pequena, para começar, e mesmo assim faltava dinheiro”, diz Monique. Um consultor do Sebrae/PR indicou a solução: crédito barato da Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado.

“O primeiro crédito foi para comprar produtos para estoque. O pessoal da Fomento Paraná orientou em como usar o crédito e deu tudo certo”, afirma Monique. Em pouco mais de um ano a clientela cresceu e já faltava espaço para expor novas mercadorias.

CRESCIMENTO – Foi quando surgiu a chance de alugar uma outra loja na mesma galeria. Mais amplo e melhor localizado, o espaço possibilitaria vender uma gama maior de maquiagens. “O primeiro financiamento tinha sido quitado e fui na Fomento Paraná de novo. Desta vez para montar a loja nova”, relata.

Com o crédito, comprou o mobiliário, um computador e foi instalado um sistema para auxiliar no controle das vendas e do estoque. “O número de clientes já aumentou em 50%”, comemora Monique, que pretende consolidar a loja antes de dar novos passos. “A ideia é a loja ser reconhecida, lembrada, para depois montarmos um e-commerce e, quem sabe, até uma filial”, prevê.

CRÉDITO PARA OS PARANAENSES – As linhas de crédito da Fomento Paraná beneficiaram mais de 22 mil empreendedores nos últimos seis anos. São mais de R$ 800 milhões em financiamentos concedidos para apoiar empreendimentos de micro, pequeno e médio porte em todo o Estado.

A instituição também financia os municípios para execução de obras viárias, construção de escolas, barracões industriais e revitalização de espaços públicos. Desde 2011, a Fomento Paraná contratou R$ 1,2 bilhão para atender prefeituras paranaenses.