Cotidiano

Corrente do PT diz que setores do partido se associaram a ?práticas corruptas?

SÃO PAULO. A Democracia Socialista, corrente petista que faz parte da Mensagem ao Partido, divulgou uma nota nesta quarta-feira em que afirma que setores do partidos se associaram e foram tolerantes com ?práticas corruptas tradicionais?.

A nota diz que os ?avanços sociais e políticos promovidos pelo partido alimentaram a campanha de ódio e intolerância anti-petista que nos últimos três anos alcançou níveis de histeria coletiva nos meios de comunicação comercial e em segmentos de instituições do Estado?.

?O pretexto que permitiu alimentar essa campanha foi o erro de setores do partido de exercer o mandato nos moldes tradicionais, associando e tolerando práticas corruptas tradicionais?, afirma a Democracia Socialista, corrente da qual fazem parte, entre outros, os ex-ministros Miguel Rosseto e Pepe Vargas.

O grupo petista acrescenta que ?desde a primeira crise em 2005-2006, com o chamado ?mensalão?, já advertimos sobre esse erro e suas graves consequências para nosso partido?.

Ainda segundo a nota, ?aquilo que é normal e aceito em políticos da direita, seria manipulado contra os petistas pelos setores reacionários?. ?Sobretudo, essas práticas vão contra os princípios de uma ação socialista e de forma crescente são repudiadas pela nossa própria base?, afirma a Democracia Socialista.

Na avaliação da corrente, a derrocada nas urnas na eleição municipal do último domingo é consequência direta das medidas econômicas adotadas pela ex-presidente Dilma Rousseff, no início de 2015, ao tomar posse em seu segundo mandato. ?Foi a trágica decisão da presidenta Dilma de dar um ?cavalo de pau? na economia, adotando parte fundamental do programa que o inimigo propunha, com um ajuste fiscal recessivo, que cortou nosso vínculo com as maiorias.?

A Democracia Socialista ainda acusa a direção do PT de sustentar as medidas de Dilma. ?O partido só adotou uma posição crítica no segundo semestre de 2015.?

A corrente destaca ainda que o PT precisa mudar e eleger uma nova direção.