Cotidiano

Coreia do Sul expede mandado de prisão para executivo da Volks

2016 918240650-201606220742473234_RTS.jpg_20160622.jpgSEUL – Uma Corte da Coreia do Sul expediu, nesta sexta-feira (quinta-feira no Brasil), um mandado de prisão para um executivo da Volkswagen em função da fraude de emissões de poluentes de alguns modelos da empresa, em mais um golpe nos esforços da companhia para superar o escândalo.

O mandado é o primeiro expedido contra um executivo da Volks em qualquer país após a empresa revelar que usou um software para enganar testes de emissões de poluentes de alguns modelos movidos a diesel, o que desencadeou ações nas justiças dos Estados Unidos, da Alemanha, da Coreia do Sul e em outros lugares.

? Isso é apenas o começo da investigação ? disse à Reuters um funcionário da procuradoria que pediu para não ter sua identidade revelada.

O executivo da subsidiária sul-coreana da Volks enfrenta cinco acusações, entre as quais estão a fabricação de documentos e a violação da Lei de Preservação da Qualidade do Ar, de acordo com o porta-voz da Corte Distrital de Seul, Shin Jae-hwan.

? A Corte reconhece a razão e a necessidade da prisão ? disse ele à Reuters, sem dar mais detalhes do caso ou o nome do executivo.

Procurado pela Reuters, um porta-voz da Volkswagen Coreia não quis comentar o caso.