Cotidiano

Copacol acumula sucesso em 53 anos de história

Cooperativa completou no dia 23 de outubro mais de cinco décadas dedicadas ao agronegócio

Cafelândia – Para celebrar com os associados, colaboradores e parceiros o quinquagésimo terceiro aniversário da Cooperativa, na sexta-feira dia 21, foram realizados nas unidades de Cafelândia, Nova Aurora, Jesuítas, Formosa do Oeste e Goioerê, a tradicional missa de ação de graças e o simbólico corte do bolo comemorativo. Fundada no dia 23 de outubro de 1963 pelo saudoso padre Luís Luise e mais 32 sócios-pioneiros, já se passaram mais de cinco décadas dedicadas ao desenvolvimento econômico e social das pessoas da sua região de atuação.

Associado há mais 30 anos, Brasileiro Tadeu Müller, destaca que a Cooperativa sempre esteve ao seu lado e foi a propulsora para conquistar o que tem hoje. “Sempre tive o apoio da Copacol, principalmente na época em que eu era boia-fria. Ela me deu oportunidade de crescer por meio da produção de grãos e agora com a piscicultura, que iniciarei em breve. Nessa data, nós associados comemoramos com orgulho e agradecemos a nossa diretoria por esta grande empresa”, destacou Brasileiro.

O produtor Edilson Fabris é associado há pouco tempo, mas a relação é de longa data. Ele conta que trabalhou há mais de 12 anos na Cooperativa e está feliz por fazer parte dessa história. “Hoje, o meu agradecimento é pela oportunidade de ter trabalhado tanto tampo nesta empresa que sempre está ao lado dos seus colaboradores. E agora como associado, vejo que nós também temos a várias alternativas de crescimento”, ressaltou Edilson.

Segundo o presidente da Cooperativa, Valter Pitol, que começou a trabalhar na Copacol em 1973, é graças o comprometimento e à participação efetiva dos associados, aliada ao profissionalismo dos colaboradores, que a empresa chega tão bem aos seus 53 anos.

Números da pujança

Associados 5.553

Cooperativa que mais emprega no Paraná  tem 8.954 colaboradores

Em uma área de 160 mil hectares os associados cultivam soja, milho e trigo.

Para atender aos produtores com eficácia, a Cooperativa conta com 12 Unidades de Recebimento e Armazenagem de Grãos e recebe mais de 1 milhão de tonelada por ano.

SUINOCULTURA

Hoje, são 170 produtores de suínos integrados, com planejamento de ampliar mais vagas para novos suinocultores, chegando em 2018 com 240 produtores e em 2021 com 370 produtores no total, acompanhando o crescimento da Cooperativa Central Frimesa. Segundo a Revista Exame, Edição Maiores e Melhores de 2016, a Copacol foi considerada a Melhor Empresa em Aves e Suínos do Brasil.

PISCICULTURA

A Copacol foi a primeira Cooperativa a investir na integração de peixes no Brasil e hoje conta com o domínio de toda a cadeia produtiva da tilápia. São 160 piscicultores integrados com o planejamento de oportunizar novas vagas e chegar em 2018 com 280 produtores. Atualmente, a Copacol abate uma média de 75 mil tilápias por dia e já está em fase de conclusão as obras do Abatedouro em Nova Aurora, que vai elevar o abate para 140 mil cabeças por dia a partir de janeiro de 2017. Todos os produtos industrializados são comercializados no mercado interno e apenas a pele é exportada para França.

BOVINOCULTURA DE LEITE

Na atividade de bovinocultura, a Copacol trabalha desde a década de 1980 em parceria com a Frimesa e os investimentos são significativos. A Copacol conta com 152 produtores além das construções das UPBN’s (Unidade de Produção de Bezerras e Novilhas) nos municípios de Cafelândia e Jesuítas, que garantem melhores resultados para a atividade. Mantendo o seu DNA pioneiro, a Cooperativa inova mais uma vez e investe no primeiro modelo de produção Integrado de Bovinocultura de Leite, desenvolvido no cooperativismo brasileiro. Nesse modelo, os produtores recebem os animais na propriedade após realizarem os investimentos em estruturas especificas para a produção, e podem dedicar o seu trabalho apenas na produção de leite.