Cotidiano

Copacol: 54 anos dentro do cooperativismo

Cafelândia – Há 54 anos nascia no oeste do Paraná, após uma reunião liderada pelo saudoso padre Luis Luise e mais 32 sócios fundadores, uma das principais cooperativas do Brasil: a Copacol.

Para celebrar as conquistas alcançadas ao longo desses anos, foi realizada ontem a tradicional missa em ação de graças pela passagem do 54º aniversário da Copacol. As solenidades ocorreram na sede da cooperativa em Cafelândia e nas unidades, além do corte do bolo.

Em todos esses anos, com a colaboração dos seus cooperados, colaboradores, parceiros e toda a comunidade, a Copacol vem promovendo um verdadeiro desenvolvimento integrado de milhares de pessoas em toda a sua área de atuação.

A geração de riquezas e oportunidades desse período se deve ao DNA inovador e à vanguarda da cooperativa, que foi pioneira na diversificação das propriedades rurais com atividades da avicultura, da suinocultura, da piscicultura e recentemente com o sistema integrado de leite.

O cooperado de Cafelândia Florino Buss é sócio há 47 anos e acompanhou de perto todo o desenvolvimento, principalmente nas atividades que ele participa, como avicultura, agricultura e suinocultura. Ele diz que cresceu junto com a Copacol: “Estou feliz por participar desse crescimento. São conquistas que comemoramos juntos e temos a certeza de que essa história jamais vai acabar. Nós, cooperados, só temos que agradecer à Copacol”, destacou Florino.

Referência

Segundo o presidente da Copacol, Valter Pitol, foram muitas as mãos que ajudaram a construir está pujante Cooperativa, que hoje é uma referência dentro cooperativismo. “Gostaria de agradecer aos nossos associados, colaboradores, parceiros e todos que ajudaram e ainda contribuem para o desenvolvimento e o fortalecimento da nossa Copacol. Vamos continuar trabalhando juntos para promover ainda mais a expansão da Cooperativa e com isso, gerar ainda mais oportunidades de desenvolvimento para as pessoas”, reforça o presidente Pitol.

História e Crescimento

Sempre na vanguarda dentro do cooperativismo, a Copacol foi a primeira cooperativa a investir na avicultura com o início do abate de aves em 1982. Atualmente, são abatidos em média 520 mil frangos por dia com a marca Copacol.

Na piscicultura, foi a primeira cooperativa a investir no sistema integrado de produção de tilápia, com o início do abate em 2008. Hoje conta com o maior volume de abate da América do Sul, com aproximadamente 130 mil tilápias por dia, com a projeção de chegar a 140 mil até o início de 2018.

Ano passado, a Copacol também foi a primeira cooperativa a iniciar as atividades com o sistema de produção integrada de leite, modernizando e profissionalizando ainda mais a cadeia leiteira da região. Atualmente são entregues para a Frimesa uma média de 1 milhão de litros por mês.

Também fazem parte das atividades da Cooperativa a agricultura, com o recebimento de mais de 1,2 milhão de toneladas de grãos por ano, e a suinocultura, com a entrega de 27 mil suínos por mês para serem abatidos na Central Frimesa.