Esportes

Coordenadora técnica da GR de Toledo é convidada para iniciar projeto na Coreia do Norte

A professora Anita Klemmann, coordenadora técnica do projeto de GR da Sadia de Toledo, vai iniciar um trabalho na Coreia do Norte, de desenvolvimento da modalidade de Ginástica Rítmica. Ela pretende utilizar seus conhecimentos técnicos e aproveitar a experiência de 28 anos em Toledo, onde implantou o projeto de Ginástica Rítmica e revelou grandes talentos, inclusive com representantes em duas Olímpiadas, para incentivar a formação de novas atletas e iniciar uma modalidade atualmente desconhecida na Coreia do Norte.

Com brevê de expert internacional em Ginástica Rítmica, concedido pela Federação Internacional de Ginástica, através do programa Solidariedade Olímpica, o que a habilita para atuar como treinadora em qualquer país do mundo, a técnica foi convidada pelo governo norte coreano e indicada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) e Comitê Internacional de Ginástica (COI), com a aprovação da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), para iniciar o trabalho na Coreia do Norte, um país que ainda desconhece esta modalidade e que quer incluir representantes do seu país nesta modalidade nos Jogos Olímpicos.

“É um desafio muito grande, a Coreia do Norte é um país extremamente fechado e para mim é um honra ter o meu nome escolhido, selecionada pela FIG, que considerou as minhas qualificações ao alcance do trabalho que precisa ser feito lá. Pra mim é um reconhecimento, um grande do desafio e que acredito terei capacidade de executar. Vou repassar o projeto, a metodologia de trabalho que temos em Toledo e que ao longo destes 28 anos deu excelentes resultados”, disse ela. De Toledo, a partir do trabalho iniciado há 28 anos por Anita Klemann, foram revelados grandes talentos, com medalhistas brasileiras, sul-americanas, pan-americanas e representantes nos Jogos Olímpicos.

Anita viaja no começo de julho e deve ficar até dezembro, dividida em dois períodos. A proposta inicial era de que permanecesse por três meses, mas ela negociou dois períodos distintos para poder dar continuidade ao trabalho em Toledo, apoiando as técnicas locais nas competições previstas para a equipe neste ano, inclusive acompanhando uma atleta boliviana que treina em Toledo há quatro anos e que nesta condição assegurou vaga pelo seu país natal para representar, pela primeira vez, a Bolívia nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina.

Além da qualificação, certificada pela FIG como expert internacional de GR, a experiência de ter trabalhado com atletas de outros países vai auxiliar em seu novo desafio. Em Toledo, com a equipe da Sadia, sob o seu comando, treinaram ginastas da Argentina, Chile, Bolívia, Cuba Colômbia e Indonésia. Na Indonésia, a técnica ficou por dois meses e disse que a maior dificuldade foi a religião, mas ainda assim conseguiu implementar o seu trabalho, respeitando a cultura daquele país. O mesmo deverá ser feito na Coreia do Norte. “Preciso me adaptar à cultura e respeitar o país onde vou estar. Vou focar no meu trabalho e com certeza me adaptar cem por cento, como aconteceu na Indonésia”, afirmou ela.

O trabalho será dividido em duas etapas. Anita permanece na Indonésia de 14 de julho a 1º de setembro, retorna ao Brasil e depois retoma de 16 de outubro a 3 de dezembro. Mesmo com a sua ausência no país, Anita acredita que o trabalho em Toledo, com a equipe Sadia, não será prejudicado. “Tenho uma equipe de professores extremamente qualificada que dará sequência aos trabalhos. As séries e o projeto de treinamento com as ginastas já estão definidos e as professoras que permanecem darão sequência aos treinamentos”, reforçou, destacando que a confiança na qualificação dos profissionais de sua equipe lhe dá mais segurança de poder viajar e fazer o trabalho na Coreia sem interrupção no que vem sendo feito em Toledo.

Para o coordenador da equipe de rendimento da Sadia, Pedrinho Furlan, é uma honra para Toledo, para a equipe, a Associação Toledana de GR, patrocinadores e apoiadores do projeto, ter a coordenadora técnica do projeto de GR de Toledo convocada para iniciar um trabalho na Coreia do Norte, um país extremamente fechado e de uma cultura totalmente diferente da nossa. Isso demonstra, acredita ele, a referência que a GR de Toledo está sendo para outros países, tornando o município mundialmente conhecido como centro de excelência da Ginástica Rítmica.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.