Cotidiano

Coordenador da Lava-Jato recebe título de doutor honoris causa

honoriscausa.jpgCURITIBA- O procurador da República Deltran Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato no Ministério Público Federal (MPF), recebeu, nesta segunda-feira, o título de doutor honoris causa em Direito do Grupo Educacional FACINEPE. A homenagem foi proposta pela reitoria da Faculdade Centro Sul do Paraná (Facspar), que faz parte do Grupo.

A cerimônia ocorreu no auditório da Procuradoria da República no Paraná, em Curitiba, e contou com a presença de outros procuradores da Lava-Jato e convidados, como o pai de Deltan, Agenor Dallagnol, que atuou como promotor de Justiça. Em seu discurso, Deltan homenageou familiares e colegas de trabalho.

? Meu pai é uma pessoa que tem as mãos calejadas do trabalho na roça ? contou, ressaltando que Agenor lhe ensinou duas regras de vida: a importância dos estudos e dos valores morais.

? Ele sempre disse que, por sermos de uma família de promotor, tínhamos que ser exemplo na cidade. […] Cresci com meu pai me dando lições de valor de estudos e trabalho e das regras morais ? disse, contando histórias de infância, como quando teve que devolver para o lugar onde encontrou um maço de dinheiro a mando do pai.

Deltan destacou ainda que, logo que ingressou na carreira, tomou um ?choque de realidade? com o trabalho na Procuradoria, citando casos em que atuou e que acabaram prescrevendo ou tiveram resultados irrisórios diante das denúncias, como o Banestado.

? O que eu percebi foi um grande choque entre a cultura de alcançar resultados pelo teu trabalho e de um lugar em que não importava quão bom você fosse, você era apenas uma peça em um imenso sistema destinado a produzir impunidade ? disse Deltan, ressaltando que Lava-Jato e Mensalão são ?pontos fora da curva?.

O procurador sugeriu três passos para a solução desse problema no combate a corrupção: a reformulação das regras probatórias; a evolução do emprego de técnicas especiais de investigação, como a colaboração premiada; e na perspectiva concreta de punição justa aos envolvidos.

? Além do desafio na área de investigação (de casos de corrupção), o processo criminal é uma espécie de buraco negro que suga e destrói nossos processos. Precisamos compreender que o processo jamais leva a certezas, mas, no máximo, a grandes probabilidades ? declarou.

Título

O título foi proposto pelo reitor da Facspar, Faustino da Rosa Junior, e aprovado por unanimidade pelo conselho superior do Grupo FACINEPE. Faustino explicou que são três os critérios observador para a concessão da homenagem: trajetória pessoal do candidato, sua contribuição acadêmica, e reflexo das duas na transformação da sociedade.

? Essa coragem que ele tem gerou um movimento de moralização do cenário político e do contexto social atual, o que tem se refletido nos resultados das eleições e em mudanças legislativas, e também tem modificado a cultura ética e social do Brasil ? declarou Faustino.