Cotidiano

Convênio entre HU e Patronato visa conscientizar infratores

Cascavel – A maioria dos atendimentos prestados no Pronto-Socorro do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) de Cascavel é de vítimas de acidentes de trânsito. Por isso, o hospital firmou ontem firma convênio com o Patronato Penitenciário de Cascavel, para receber acusados de acidentes de trânsito, que acompanharão a rotina do atendimento às vítimas e ajudarão no cotidiano do hospital.

O promotor de Justiça Guilherme Carneiro, que assina como um dos idealizadores do convênio, explica que os cidadãos encaminhados serão aqueles acusados da prática do crime de trânsito, o qual assinará um termo de compromisso e será beneficiado com uma suspensão do processo, pelo período de dois anos, tempo em que irá cumprir algumas condições, como não frequentar bares nem se ausentar da comarca por mais de 15 dias sem autorização do juiz, e comparecer periodicamente ao Fórum para assinar a frequência. “Além disso, ele terá que prestar serviços à comunidade ou fazer uma prestação pecuniária. Nesse caso de serviço à comunidade, então ele irá para o Hospital Universitário”, explica.

Segundo o promotor, esse convênio é muito importante pois aproxima o acusado da realidade proporcionada por acidentes e traumas decorrentes de graves acidentes de trânsito. “A primeira grande importância disso é para conseguir dar àquele cidadão que incorreu na prática de um crime de transito a oportunidade de trabalhar justamente com pacientes vítimas de acidente de trânsito. Ele deve tomar consciência da importância que tem a conduta de beber e dirigir, que isso pode causar consequências drásticas para a vida de uma pessoa, então vai ter a oportunidade de conhecer o outro lado da moeda. Isso é fundamental para que ele possa efetivamente se ressocializar”, conclui Guilherme.

Vítimas de acidentes

Somente nos últimos 12 meses, 195 pacientes deram entrada no Pronto-Socorro do HU diretamente para a sala de emergência, ou seja, são pacientes graves ou gravíssimos vítimas de acidentes de trânsito. Se considerar os dados gerais de internamentos decorrentes de trauma por acidentes de trânsito, o número sobre para 1.133 pacientes encaminhados ao PS do Hospital Universitário.