Cotidiano

Convênio de R$ 3 mi vai beneficiar a Vila C e região

Foz do Iguaçu – O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, assina nesta quarta-feira (4) o convênio Comunidade e Cidadania no valor de R$ 3 milhões em apoio ao Conselho Comunitário da Vila C. A cerimônia de assinatura será às 16h30, no Centro Comunitário do bairro, na Rua Vila Velha, 63.

O objetivo do convênio, que faz parte do Programa Energia Solidária, da Itaipu, é oferecer atividades de esporte, cultura, lazer, informática e capacitação profissional; proporcionar atendimentos assistenciais e pedagógicos e encaminhamentos psicológicos; e estimular o fortalecimento das relações familiares e comunitárias dos moradores da Vila C e região.

A expectativa é atender 500 pessoas por mês dos três aos 85 anos de idade, por meio de cursos de informática; aulas de balé, jazz, artes e músicas; oficina de corte e costura; cursos de capacitação, capacitação e profissionalização; realização de palestras, cursos, reuniões; atendimento jurídico por meio do escritório modelo, entre outros.

Serão atendidos moradores da Vila C Nova, da Vila C Velha, do Jardim Bela Vista Sul, do Jardim Bela Vista Norte, do Jardim Linear, da Vila São Sebastião, do Jardim Evangélico I e II, do Jardim Itaipu, do Jardim Porto Belo, do Jardim Irma e do Cidade Nova.

Energia Solidária

O Programa Energia Solidária foi iniciado em 2004 para promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade da Vila C – bairro fundado pela Itaipu para abrigar as famílias dos barrageiros que participaram da construção da usina.

A vila passou a ser de responsabilidade da prefeitura após a conclusão das obras civis de Itaipu, mas a região passou a enfrentar problemas com o crescimento desordenado e falta de infraestrutura.

Hoje conta com o apoio da binacional por meio das ações do programa Energia Solidária, entre outros investimentos em infraestrutura, anunciados recentemente pela empresa.