Cotidiano

Contra a gripe: Campanha de vacinação encerra hoje em Cascavel

Hoje é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe, e em Cascavel 86,15% dos que compõem o público-alvo foram imunizados, pouco mais de 52,4 mil pessoas. A meta é que até o fim da tarde de hoje 60.862 pessoas sejam vacinadas, atingindo o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Conforme o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Djaime Teixeira de Souza, entre os 25 municípios que integram a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, as doses da vacina que protege contra o vírus da Influenza foram aplicadas em quase 90% da população alvo. Até a quarta-feira (7), 97.478 pessoas foram imunizadas. A expectativa é de que hoje este número suba para 108.585.

Os números divulgados pela 10ª Regional de Saúde mostram o cenário apenas das crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, idosos, indígenas e profissionais de saúde. Souza explica que o número pode ser bem maior, visto que não foram contabilizadas as doses aplicadas em doentes crônicos e detentos, grupos que não têm meta estipulada.

De acordo com a Sesa (Secretaria Estadual da Saúde), no Paraná 2,6 milhões de pessoas foram vacinadas até a quinta-feira (8), o que representa 88% do público-alvo. A meta é imunizar mais de três milhões de paranaenses.

Vacinas sobrando

Nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Saúde da Família de Cascavel poucas pessoas aguardavam para serem vacinadas. Mesmo às vésperas do encerramento da campanha, a demanda, que foi bem abaixo do esperado desde quando a vacina foi liberada, não aumentou.

“Está bem calmo esta semana, diferente do último ano, em que as pessoas vinham logo nos primeiros dias”, diz a coordenadora da USF Nova Cidade, Silvane de Fátima Soares do Prado.

Uma das explicações pela baixa procura, segundo a coordenadora, é o número de casos reduzidos em relação ao mesmo período de 2016. Até o momento, conforme o informativo da Sesa, foram confirmados três casos de Influenza na área de abrangência da 10ª Regional de Saúde. Dois deles são em Cascavel, um de H1N1 e outro de gripe A H3 sazonal. O terceiro e mais recente caso de gripe A H3 sazonal foi confirmado em Céu Azul.

“Quando se tem um número alto de casos de gripe, as pessoas vêm procurar a vacina mais rapidamente. Mas, como esse ano, até o momento, há poucas confirmações, aqueles que têm direito à dose deixam para a última hora ou não tomam”, relata Silvane.

Para tentar atingir a meta, a coordenadora conta que precisou montar uma nova estratégia. “As equipes da saúde estão fazendo busca ativa daqueles que ainda não foram vacinados, além de visitas orientativas, no caso das ESFs [Equipes Saúde da Família]”.

Ainda dá tempo

Quem ainda não foi vacinado precisa correr contra o relógio. Munida do cartão SUS e da carteirinha de vacinação, a pessoa que se encaixa em um dos públicos-alvo da campanha tem até às 18h45 desta sexta-feira (9) para receber a dose da vacina. As Unidades de Saúde abrem às 7h em Cascavel.