Cotidiano

Consumo de gás natural bate novo recorde no Paraná

Volume de vendas do combustível para residências ultrapassou a marca de 23,7 mil m³/dia

Curitiba – O consumo de gás natural pelo segmento residencial bateu novo recorde no Paraná. De acordo com a Compagas (Companhia Paranaense de Gás), no mês de julho o volume de vendas do combustível para residências ultrapassou a marca de 23,7 mil m³/dia, um crescimento de 4,65% em relação ao mês de junho, quando a companhia já tinha registrado um aumento considerável no consumo do segmento.

Levando em conta o volume de gás natural acumulado nos sete meses de 2015, o consumo residencial foi 19,5% maior do que no mesmo período do ano passado, o que corresponde a uma média de 17.060 m³/dia.

No mês de julho, a Compagas também superou a marca de 600 prédios com o gás natural no Paraná, alcançando um total de 603 edifícios e 28.855 apartamentos com o combustível canalizado. As vantagens oferecidas pelo gás natural em relação a outros combustíveis estão entre as principais causas para o aumento no consumo e de empreendimentos ligados.

Mauro Melara, gerente de vendas do segmento urbano da Compagas, explica que a expansão do uso de gás é uma vocação da cidade de Curitiba, por ser a capital mais fria do país, e representa muitas vantagens para os consumidores finais, como a segurança.

“Por apresentar densidade específica menor que a do ar, em casos de vazamento, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida, reduzindo os riscos de acidentes. O fornecimento contínuo elimina a preocupação do consumidor com estoque de combustível e, além disso, não é preciso destinar um local do edifício para armazenar botijões de gás, o que otimiza as áreas comuns do prédio”, diz Melara.

Mudar a forma de abastecimento para o gás natural também é mais simples do que parece. Melara explica que, quando o imóvel já conta com uma tubulação de gás em boas condições, a adaptação é feita sem custos. Caso não tenha, a Compagas faz o serviço.

“Com o fechamento do contrato, a Compagas fornece toda a assessoria técnica necessária para a concepção e execução da solução da rede interna de gás do empreendimento. Caso a modalidade de fornecimento seja individual, também disponibilizamos os medidores e reguladores que cada morador deve ter”, explica Melara. Outro ponto forte é a medição individual do consumo, com a fatura emitida em nome do cliente.

Já são mais de 20 bairros atendidos pela Compagas em Curitiba e a companhia também tem planos de expandir a rede residencial para Araucária e Ponta Grossa nos próximos anos.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)