Cotidiano

Conselheiros de assistência social são capacitados

Pato Bragado – Por ser um dos setores essenciais que prestam atenção direta à população, a administração de Pato Bragado tem disponibilizado treinamentos, cursos e capacitações no decorrer do ano aos colaboradores da Secretaria de Assistência Social. Ontem pela manhã, no Cras, o aperfeiçoamento foi destinado aos integrantes dos Conselhos Municipais da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e, ainda, do Idoso.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Marli Wollmann, os conselhos são responsáveis por estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais, tendo, portanto, poder de decisão nos assuntos de interesse coletivo.

A explanação foi conduzida pela assistente social, mestre em ciências sociais e docente da Unioeste Ane Bárbara Voidelo. Ela discorreu sobre papel dos conselheiros, deliberações dos conselhos, rede socioassistencial, gestão do fundo, alternativas para angariar recursos estaduais e federais e a fiscalização das respectivas entidades. “Os conselhos são formados por membros representantes do poder público e também da sociedade civil e, para que todos tenham ciência do seu papel no órgão, precisam compreender o funcionamento, as atribuições e as diretrizes, colaborando para a gestão eficiente do Cras e do Creas”, argumentou Ane.