Cotidiano

Consamu define local para heliponto em Toledo

Equipe do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) esteve em Toledo e definiu detalhes para a implantação do heliponto, nos fundos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que vai dar mais segurança e conforto aos pacientes.

A Prefeitura de Toledo vai construir nos próximos dias um heliponto nos fundos da UPA para atendimento de emergência do Consamu, com rampa do lado esquerdo que permitirá acesso direto à unidade e transporte do paciente em maca. Do lado direito deverá ser feito um acesso para a ambulância e a maca até o helicóptero. Hoje, o helicóptero que transporta pacientes de urgência utiliza a área gramada existente nos fundos da unidade ou outros locais da cidade para pousos e decolagens.

 “Parece uma coisa simples, mas quando se trata de um paciente grave, sendo deslocado em uma maca sobre uma grama irregular isso gera bastante instabilidade”, explica o diretor técnico do Consamu, Rodrigo Nicácio.

A obra, segundo o prefeito, será executada imediatamente, fazendo uma dispensa à Emdur. A medida é necessária e permitirá maior conforto e segurança aos pacientes, facilitando também o trabalho dos profissionais. O Consamu atende 43 municípios e vários pacientes são transportados de Toledo, com até três pousos diários.