Cotidiano

Conheça o mesentério, o 79º órgão do corpo humano

Prof_Calvin_Coffey_017_400_264_100_0.jpg

RIO ? O mesentério é um velho conhecido da anatomia humana. Ele foi descrito pelo cirurgião britânico Frederick Treves em 1885, mas desenhos do italiano Leonardo da Vinci, do século XV, já identificavam a estrutura responsável por conectar o intestino à parede do abdômen. Por séculos ele ficou relegado a uma das partes do peritônio, mas um novo estudo, publicado recentemente no prestigiado periódico científico ?Lancet Gastroenterology & Hepatology?, elevou o mesentério ao status de órgão, o 79º do corpo humano.

? No artigo, que foi revisado e avaliado por colegas, estamos dizendo que temos um órgão no corpo que não era reconhecido como tal até esta data ? disse o professor da Universidade de Limerick Calvin Coffey, autor do estudo. ? Quando o abordamos como um órgão como outro qualquer, podemos categorizar doenças abdominais em termos deste órgão.

Até então, a medicina tratava o mesentério como uma estrutura fragmentada, responsável pela fixação dos órgãos da parte inferior do sistema gastrointestinal à parede do abdômen. O atlas ?Gray?s Anatomia?, por exemplo, descreve que o ?mesentério é normalmente desdobrado em múltiplas pregas ao longo de sua borda intestinal?. Ele cita o ?mesentério do intestino delgado?, o ?mesentério do duodeno?, o ?mesentério do cólon? e o ?mesentério do apêndice?.

Acontece que em seus estudos, Coffey e seus colegas perceberam que se trata de uma membrana única, que se estende do reto ao intestino delgado, na base do estômago. No artigo, os pesquisadores descrevem a estrutura do novo órgão, com sua composição anatômica e conexões com outros órgãos do corpo humano.

mesenterio (2).jpg

? Durante a pesquisa inicial, nós percebemos que o mesentério, que conecta o intestino ao corpo, era um órgão contínuo. Até então ele era visto como fragmentado, presente em alguns lugares, e uma estrutura muito complexa ? disse Coffey. ? A descrição anatômica que foi estabelecida nos últimos cem anos da anatomia está incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado e complexo. É apenas uma estrutura contínua.

Os pesquisadores começaram a descrever algumas patologias já conhecidas do trato intestinal que afetam o mesentério, como vôlvulo (obstrução causada pela torção ou formação de nós no intestino), hérnia interna, distúrbios vasculares e cistos. Mas o novo órgão também exerce papel em doenças secundárias, como o câncer do intestino, pois o mesentério aparentemente possui papel importante na propagação de tumores; e obesidade, diabete e síndromes metabólicas, pois o mesentério é o maior contribuinte para a adiposidade visceral.

? Isso é relevante universalmente e afeta a todos nós ? disse Coffey. ? Até agora não existia um campo como ciência mesentérica. Agora nós estabelecemos a anatomia e a estrutura. O próximo passo é a função. Se você compreender a função, pode identificar funções anormais, então temos as doenças. Coloque tudo junto e temos o campo da ciência mesentérica. É a base para uma área totalmente nova na ciência.