Cotidiano

Conheça a dieta do homem mais poderoso do mundo: batatas e bacon

62084589_El - Frites.jpg

RIO ? O homem mais poderoso e morador do endereço mais pop do planeta, a Casa Branca, tem à sua disposição cinco chefs de cozinha em tempo integral, mas sua preferência gastronômica consiste em links fast food batatas fritas, doritos, bacon e bolo de carne. Para muitos, a dieta do bilionário e novo presidente dos EUA, Donald Trump, parece um desperdício. E é. Mas é muito mais do que isso: de acordo com nutricionistas, é um atentado à saúde.

A nutricionista Jo Travers, autora do livro “The Low-Fad Diet”, pesquisou e avaliou para o jornal britânico “The Guardian” a rotina alimentar de Trump e se mostrou preocupada com o impacto dessa dieta fast-food sobre a capacidade do americano de raciocinar e tomar decisões.

Por exemplo, Trump não come nada que contenha ômega 3 ? gordura encontrada em nozes, semente de linhaça e peixes. E esse nutriente é fundamental para o bom funcionamento das células cerebrais.

? O corpo dele acaba substituindo isso por outros tipos de gorduras, que são menos fluidas, tornando mais difícil o trabalho dos neurotransmissores. Isso está muito ligado a distúrbios de humor ? disse Jo Travers.

O café da manhã não é dos melhores. Sempre que Trump pode, pula essa refeição, mas, quando é forçado a fazê-la, ingere ovos e bacon. O ideal, segundo a nutricionista, seria reabastecer o corpo com os nutrientes que não consegue armazenar durante a noite, como as fibras presentes em frutas.

58152492_ZS Rio de Janeiro RJ 15-05-2016 Food Truck - Descolado Bacon Lovers. Foto de Fabio Ross.jpg

? Uma dieta rica em proteínas, como a de Trump, pode aumentar a pressão sobre seus órgãos se ele não beber bastante água. E, quanto ao bacon, deveria ser cortado. É um produto de carne de porco processado que tem sido associado com o câncer, por isso seu risco de desenvolver a doença vai subir ? afirmou a especialista.

No almoço, o prato favorito é bolo de carne, que ele costuma comer acompanhado de pão.

? Bolo de carne é só carne, essencialmente. Não tem fibra nenhuma. E, se você não alimentar suas bactérias intestinais com frutas e legumes, que têm fibras, isso pode afetar o sistema imunológico e levar a infecções ? ressaltou Jo Travers.

40174701_08062000 - Guto Costa - JF EXCLUSIVO - Coluna do José Hugo Celidônio - Bolo de Carne. (1).jpg

Nem o jantar é poupado: a última refeição de Trump é, geralmente, um Big Mac ou um prato pronto do KFC. E a escolha do presidente costuma ser “um bife exagerado”, que não é necessariamente ruim, segundo a nutricionista, mas, caso o alimento esteja muito tostado, pode acarretar mudanças no DNA e também causar câncer.

Para quem quiser uma dieta balanceada, a dica da especialista é preencher metade do prato com legumes e verduras, um quarto com carboidratos e um quarto com proteínas.