Cotidiano

Condutores recebem orientação e aproveitam para fazer exames

Ação continua até as 13 horas em frente à Igreja Santo Antônio, nas proximidades da Praça do Migrante

Desde as 9 horas de hoje (10) condutores que transitam pela Avenida Brasil nas proximidades da Praça do Migrante, em frente à Igreja Santo Antônio, participam das atividades organizadas pela Cettrans em parceria com o Exército, o Cotrans, o Detran, a Secretaria de Saúde, o Sincor-Pr, o Centro A (Associação dos CFC de Cascavel), a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Militar.

Eles são abordados para receber orientações sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito para uma direção mais segura e convidados a realizar exames como teste de glicemia e aferição de pressão. Nesta quarta-feira é a "Saúde do Condutor" que está em foco, por meio de mais uma ação do Maio Amarelo.

Luiz Oliveira, de 47 anos, ouvia pelo rádio do carro sobre a campanha quando passou pelo local. "Não imaginei que acabaria participando da ação. Achei excelente, porque é preciso cuidar da saúde, principalmente os homens que sempre deixam para depois.

Eu sempre participo também do Agosto Azul [campanha que enfatiza exames preventivos para o público masculino] e considerei importante investir na saúde os motoristas, além de incentivar os cuidados no trânsito. É bom fazer com mais frequência".

A dona de casa Marilza Darino, de 47 anos, estava a caminho do dentista quando foi abordada e aceitou o convite para fazer os exames. "É ótimo. Deveria ter mais vezes porque quando o motorista está com a saúde em dia tem menos chances de se envolver em acidentes.

Meu marido sofreu um acidente há uns 16 anos. O carro deu perda total e graças a Deus ele está bem hoje, mas poderia ter sido pior. As campanhas devem ser permanentes, principalmente entre os jovens", alertou.

Para chocar

Um veículo completamente avariado, consequência de um acidente que tirou a vida do condutor está exposto no local da blitz educativa montada na Avenida Brasil, onde a ação continua até as 13 horas de hoje. "A ideia é realmente chocar, pois uma vida foi perdida aqui e muitas são perdidas todos os dias no trânsito, por diversos fatores, muitas vezes até podendo ser evitados. Nosso objetivo é conscientizar sempre mais", disse Pedrinho Silvério, diretor da Cettrans, que acompanha a mobilização.

Maio Amarelo

A ONU (Organização das Nações Unidas) criou em 2011 o Movimento Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. Engajada desde 2014 neste movimento, a Cettrans intensificou as ações neste ano e continua com uma programação diversificada com vários parceiros até o fim do mês.