Cotidiano

Comunidade árabe de Foz do Iguaçu se adapta às restrições para celebrar o Ramadã

Mês sagrado dos muçulmanos começa na noite desta quarta-feira (13) e segue até o dia 12 de maio

Comunidade árabe de Foz do Iguaçu se adapta às restrições para celebrar o Ramadã

Por mais um ano a comunidade árabe de Foz do Iguaçu deverá se adaptar às medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia para celebrar o mês sagrado dos muçulmanos – Ramadã – que este ano começa na noite do dia 13 de abril e segue até o dia 12 de maio.

Durante este período, o muçulmanos oram e cumprem jejum diurno. Um dos principais rituais é reunir a família após o pôr do sol para a ceia, uma dificuldade em relação distanciamento exigido para evitar a contaminação pela novo coronavírus.

Nas mesquitas, as orações serão feitas respeitando as medidas sanitárias, com público máximo de 30% da capacidade. O culto será aberto para pessoas entre 13 e 60 anos, com usos de máscara e distanciamento. O tapete de orações deverá ser trazido por cada pessoa.

O sheikh Oussama El Zahed, da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, que a comunidade seguirá as medidas da Secretaria Municipal de Saúde. “Vamos aproveitar os canais de comunicação através do Facebook e WhatsApp para passar os cultos e orações durante esse mês sagrado”, disse.