Cotidiano

Complexo: “Os filhos voltarão a nascer aqui”

São Miguel do Iguaçu – Após quatro anos de muito trabalho, o prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, inaugurou na noite de quinta-feira o Complexo Hospitalar Municipal – duas obras interligadas, Maternidade Municipal e Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas.

Para marcar a data, diversas autoridades prestigiaram a solenidade de inauguração e conheceram um pouco as instalações do Complexo.

Para Dutra, o dever foi cumprido: “Desde 2012, quando decidi me candidatar a prefeito, minha meta era entregar para a população de São Miguel um hospital público e, graças a Deus, uma equipe batalhadora, parceiros do governo federal e estadual, essa promessa se torna realidade. O Complexo agora é do povo, os filhos voltarão a nascer aqui. Agradeço a todos vocês que estiveram presentes nesse evento, um momento que ficará marcado na história do Município”.

O governador Beto Richa disse que a obra será referência para o atendimento de média complexidade e gestação de risco intermediário. “Vai garantir um atendimento ainda melhor, com mais qualidade e cada vez mais humano para a população. E me comprometo com todos vocês aqui presentes que essa obra será mantida com recursos federal e estadual”, declarou Beto.

Convênio

Na oportunidade, o prefeito Claudio Dutra e o coordenador do Curso de Medicina da Unila (Universidade Federal Latino-Americana), médico cardiologista Luiz Fernando Zarpelon, assinaram o convênio entre prefeitura e Unila, pois, além do atendimento de saúde, o Complexo também será de aprendizado. Cerca de 60 acadêmicos do Curso de Medicina farão estágio dentro da Maternidade Municipal. Todos estiveram presentes na solenidade e puderam demonstrar seus trabalhos na tenda montada ao lado do Complexo.

 

A obra

O Complexo tem 7.221 metros quadrados de área construída, conta com 38 leitos, dois centros cirúrgicos, estacionamento, calçadas, espaços para abrigar gerador, gases medicinais, e outras áreas externas que compõe os serviços necessários ao funcionamento. O Complexo conta também com aparelho tomógrafo computadorizado helicoidal, doado pela Câmara dos Deputados. Toda estrutura é equipada com sistema de climatização central e sistema de geração de energia, com conjunto gerador instalado. Um investimento total de R$ 11 milhões.

A unidade é a maior obra pública de saúde da história do Município.

 

Apresentações

Para dar início à solenidade, os cães da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu que estavam presentes na segurança do evento, treinados pelo Laboratório de Adestramento Kennel, fizeram uma demonstração dos trabalhos de adestramento canino.

O grupo Viola Lindeira também se apresentou no palco. Os 20 alunos são-miguelenses fazem aulas no Centro Cultural com o Maestro Ricardo Denchuski e deram um show com as músicas caipiras.