Cotidiano

Comparando com ano passado, produção industrial sobe 6% em junho

Paraná ficou entre os seis de 14 estados cuja indústria teve resultado positivo no país

Curitiba – Após registrar queda de 10,1% em maio, a produção industrial do Paraná cresceu 6% em junho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, a primeira alta deste tipo desde dezembro de 2014. O efeito, contudo, pode ser resultado de uma base de comparação bastante negativa, pois em junho de 2014 a indústria do estado recuou 14,4% ante o mesmo mês de 2013.

Em junho contra maio deste ano, a indústria do Estado cresceu 0,8% e fechou o terceiro mês seguido de alta. Com este desempenho, o Paraná ficou entre os seis de 14 estados cuja indústria teve resultado positivo no país. Mesmo assim, a alta na produção ainda não foi suficiente para reverter as perdas acumuladas de janeiro a junho (6,5%) e nos últimos 12 meses (6,4%).

Dos 14 setores pesquisados no estado, apenas quatro tiveram resultado negativo em junho ante junho de 2014, com destaque para Fabricação de produtos de minerais não-metálicos (-18,8%); Fabricação de móveis (-9,1%); Fabricação de produtos de metal (-3,8%); e Fabricação de máquinas e equipamentos (-0,2%).

No acumulado do ano, o desempenho da indústria do estado é afetado, principalmente, pelo setor de Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, que amarga queda de 30,8% até junho. Em 12 meses, o recuo na produção desse setor é de 27,6%.