Cotidiano

Como surgiu Cascavel

O oeste paranaense foi entregue no século XIX pelo Império a companhias estrangeiras que, com mão de obra paraguaia, exploravam erva-mate e madeira, escoando-as pelo Rio Paraná. Elas proibiam a formação de povoados.

A Colônia Militar do Iguaçu, iniciada em 1889, fracassou na tarefa de promover a ocupação do território. O governo federal a transferiu ao Estado do Paraná, que só depois da I Guerra (1918) iniciou um projeto de colonização.

O primeiro colono vindo para a região foi Antônio José Elias, que em 1920 adquiriu uma área da Empresa Brasileira de Viação e Comércio (Braviaco) e no ano seguinte se estabeleceu junto ao Rio Cascavel.

Sua propriedade rural ficou sendo “Cascavel Velho”, porque em 28 de março de 1930 José Silvério de Oliveira, o Tio Jeca, arrendatário da antiga Encruzilhada dos Gomes (1895), pertencente a Elias, chegou de Guarapuava para morar na área.

Primeiras moradias

Silvério veio pressionado pela derrota dos liberais nas eleições de 1930. Ele constrói na Encruzilhada as primeiras cinco moradias – armazém e casas para parentes e empregados – e assim começa a vila que deu origem à cidade.

Com a vitória da revolução e a posse do prefeito Othon Mäder na Prefeitura de Foz do Iguaçu, em 1931 Silvério ganha a posse das terras arrendadas e decide com o apoio das autoridades formar uma cidade e núcleos rurais, que surgem ainda em 1931: São João, Centralito e Colônia Esperança.

Jeca Silvério abriu uma capela que servia também de escola e limpou uma área para servir aos pousos do Correio Aéreo. O desenvolvimento do local trouxe ao médio-Oeste o prelado de Foz do Iguaçu, monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, que batizou a vila como “Aparecida dos Portos”. Começou uma batalha entre políticos e religiosos para definir no nome da cidade. Os moradores continuavam chamando o local de Encruzilhada dos Gomes.

Estação telefônica

Silvério conquistou a transferência da Estação Telefônica que desde a Revolução Paulista (1924) esteva instalada em Lopeí. O nome da cidade foi definido em 20 de julho de 1931, quando a pedido de Jeca Silvério o telegrafista Bento dos Santos Barreto expediu o primeiro telegrama, alterando o nome de “Aparecida dos Portos” para “Cascavel”, confirmado oficialmente desta forma.