Cotidiano

Comissão apura acidente em demolição de prédio

Demolição total deve ser concluída só em dois meses

Comissão apura acidente em demolição de prédio

Uma comissão do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), formada por três engenheiros, esteve no antigo Cine Delfim e ex-Igreja Universal para levantar dados sobre a obra, sobre o trabalhador que se feriu na queda de uma laje, sobre o engenheiro responsável e a empresa Vostro Engenharia.

O prédio tem mais de 60 anos e fica no coração de Cascavel, na esquina da Rua 7 de Setembro com Avenida Brasil.

Segundo o gerente regional do conselho, Geraldo Canci, a parte documental e dos profissionais está regular e a partir da vistoria será aberto um processo pós-sinistro para verificar se houve falha técnica ou não foi cumprida alguma norma de segurança.

“Durante a investigação a empresa responsável terá a oportunidade de apresentar a defesa e manifestação de todos os envolvidos, e só então será divulgado o resultado o que deve demorar entre nove meses até um ano, até lá se prefeitura ou Corpo de Bombeiros não solicitar a interdição, as obras de demolição continuam normalmente”, afirmou.

A orientação do Crea é para que se tomem mais medidas de segurança como isolamento da obra e sinalização com placas indicativas de perigo.

O acidente

Na manhã de terça-feira, a laje do prédio caiu e deixou uma pessoa ferida. Jean Roni Berival, 32 anos, teve suspeita de luxação em joelho esquerdo.

Segundo o engenheiro responsável Leandro Santos Silva, “a derrubada da laje já estava prevista no projeto de demolição, mas caiu antes do programado. Felizmente, nosso funcionário não sofreu nada mais grave e já esta em casa”.

O engenheiro Leandro adiantou que todas as precauções para evitar novos acidentes já estão sendo tomadas, com a colocação de tapumes em torno da obra e inclusive com o fechamento do estacionamento na Rua 7 de Setembro que fica ao lado, e que até ontem estava liberado e placas orientando para o perigo. Na parte da frente haverá o aumento do espaço interditado e há até a possibilidade de interrupção do trânsito em algum momento da demolição. A previsão é de que as obras terminem dentro de dois meses.

Demolição era parcial

Segundo o engenheiro Leandro Santos Silva, a princípio o contrato assinado ainda em dezembro com a família proprietária era para demolição parcial do prédio com o reaproveitamento do entorno da obra. “Ainda na semana passada os proprietários resolveram pela demolição total e toda a documentação já estava sendo providenciada para isso”, disse.

Jovens tardes de domingo

O prédio foi construído na década de 60 e era o principal ponto de encontro de cascavelenses nas noites de sábado, tardes e noites de domingo, onde iam assistir aos filmes de sucesso na época. Foi palco de muitos namoros.

Apesar dos protestos na época, o Cine Delfim encerrou as atividades em 1995, quando teve o prédio alugado para funcionamento da igreja.

Agora, o prédio que tantos namoros, encontros e desencontros testemunhou, deixará de existir e dará lugar a uma estrutura moderna.

Regularização

O presidente da Aeac (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), Valmor Pietsch, acompanhou a vistoria que deve servir como embasamento na discussão de um projeto que tramita na Câmara de Vereadores e que dispõe sobre a regularização de edificações construídas em desacordo com a lei.

Valmor Pietsch adiant que a Aeac deve se reunir na próxima semana com todas as áreas da engenharia, quando será redigido um documento com um posicionamento técnico sobre o projeto que tramita na Câmara. “À primeira vista, o projeto não satisfaz. É preciso estudá-lo mais tecnicamente”, adianta.

Reportagem: Celso Romankiv