Cotidiano

Começa a operar em Paranaguá novo terminal de líquidos

Paranaguá – Começou a operar ontem, em Paranaguá, o terminal de líquidos mais automatizado do Brasil. O primeiro navio, Falcon Maryam, vindo da Antuérpia, na Bélgica, está atracado no píer público de inflamáveis do Porto de Paranaguá, para descarregar 30 mil metros cúbicos de derivados de petróleo. “Hoje Paranaguá é o segundo porto em movimentação de líquidos do Brasil, atrás apenas de Santos. Além disso, tivemos um crescimento nesse segmento superior a 80% nos últimos cinco anos”, disse o diretor-presidente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Lourenço Fregonese.

Segundo ele, com esse novo terminal, o porto será ainda mais competitivo. “É um investimento muito bem-vindo e que demonstra a confiança em nossas operações", disse.

O novo terminal da CBL tem capacidade para armazenar 93.715 metros cúbicos de carga, divididos em 18 tanques. Já a capacidade de movimentação mensal será de 200 milhões de litros.

Com a inauguração, a capacidade de armazenamento total de líquidos do Porto de Paranaguá aumentará em cerca de 20%.

O terminal utilizará o píer público de inflamáveis de Paranaguá, em dois berços de atracação e está licenciado para o recebimento de óleo diesel, biodiesel, etanol, metanol, gasolina, nafta, entre outros.

O calado do berço permite a atracação de navios de até 48 mil metros cúbicos, com 210 metros de comprimento no berço externo e 190 metros de comprimento no berço interno.

O novo terminal da CBL foi construído em área própria, e levou 24 meses para ser concluído e estão sendo gerados aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos no município.