RIO O mercado recebeu com otimismo o mais novo sucesso da Nintendo. Nesta segunda-feira, as ações da companhia dispararam cerca de 25% na Bolsa de Valores de Tóquio, após salto de 9% na sexta-feira. O motivo foi a rápida adoção do jogo Pokémon Go, que traz para o mundo real os famosos personagens da série televisiva.
Por enquanto, o jogo está disponível apenas nos EUA, Austrália, Japão e Nova Zelândia, em breve será lançado no continente europeu. E os números já são surpreendentes. De acordo com a firma de análise Similar Web, o aplicativo já foi instalado em 5,16% de todos os smartphones Android nos EUA, o que representa mais que o dobro de instalações que o Tinder naquele país.
Se a tendência for mantida, no fim desta semana, Pokémon Go terá mais usuários ativos que o Twitter, nos EUA. No momento, os jogadores passam em média 43 minutos por dia no joguinho. Mais que WhatsAoo, Istagram, Snapchat e Facebook Messenger.
Até o lançamento de Pokémon Go, a tradicional fabricante japonesa de videogames só colecionava fracassos no território mobile. Com o novo jogo, a expectativa é que a companhia consiga, enfim, repetir os sucessos alcançados com os consoles Game Boy e Nintendo 3DS.
A Nintendo vem enfrentando grave crise, pela incapacidade de concorrer com Sony e Microsoft no mercado de consoles de última geração. O seu último lançamento, o Wii U, fracassou na tentativa de fazer frente com o PlayStation 4 e o Xbox One. No último ano fiscal, o lucro líquido da companhia recuou cerca de 60% e, até a última sexta-feira, suas ações tinham perdido cerca de 50% de valor nos últimos 12 meses.
Com os lucros e as vendas encolhendo, a companhia foi obrigada a rever suas estratégias. O plano é lançar um novo console no ano que vem, batizado como NX, mas sem a divulgação de detalhes. A produção de filmes com famosos personagens de videogame é outra frente para ampliar as receitas, além do mercado de jogos para dispositivos móveis.