Cotidiano

Com novas regras, passageiros devem se precaver para o caso de perda do voo

201607190719495283 (1).jpgRIO ? As novas regras de inspeção nos aeroportos brasileiros vêm provocando filas e demora excessiva no embarque. Por conta disso, há um risco maior de os passageiros perderam os horários dos voos. Para comprovar que chegou para o embarque dentro da antecedência necessária é uma maneira de o consumidor se proteger no caso de perder o voo, aconselham a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (Abradecont) e a SerasaConsumidor.

A dica é guardar comprovantes do transporte que o levou até o aeroporto, além de notas fiscais de alimentação do local e mesmo selfies próximas a relógios ou ao painel de partidas e chegadas dos saguões, evidenciando que se apresentou dentro do tempo sugerido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O alerta vale, especialmente, porque às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, consequentemente, com maior tráfego nos terminais, aumentam as chances de os passageiros serem impedidos de embarcar.

? É preciso que todos os comprovantes sejam guardados para que, posteriormente, o consumidor possa ingressar com uma ação judicial para reparação de danos morais e materiais ? explica Daniella Carvalho, presidente da Abradecont.

Essas orientações fazem parte do Guia das Olimpíadas, criado pelo SerasaConsumidor e Abradecont para ajudar o consumidor a conhecer seus direitos e deveres, principalmente durante o evento esportivo. Trata-se de uma publicação on-line e gratuita, cujo objetivo central é orientar quem estará no Rio na época dos jogos.

O guia disponibiliza normas constantes no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Torcedor, na Lei Olímpica e no Estatuto do Idoso, neste último caso voltado, por exemplo, às reservas de assentos nos locais de competição.

? O Guia das Olimpíadas mostra que o público dos jogos tem seus direitos assegurados por lei, mas que é necessário respeitar regras de conduta, além de tomar cuidados individuais em relação à segurança e economia ? recomenda a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

Entre os pontos levantados estão alertas para evitar fraudes, tanto na compra de ingressos como na hora de contratar hospedagem ou transporte. Os especialistas também recomendam precaução no uso de cartões de crédito e com os documentos pessoais. O guia ainda contempla telefones úteis e endereços de órgãos públicos e demais serviços que podem auxiliar o turista brasileiro ou estrangeiro a obter outras informações e orientações.