Cotidiano

Com mais duas denúncias de assédio contra ele, Trump sobe o tom contra acusadoras

USA-ELECTION_TRUMP

RIO ? À medida que surgem mais e mais acusações de assédio sexual contra Donald Trump, o candidato republicano continua se defendendo de forma desafiadora, dando a entender que suas acusadoras não eram atraentes o suficiente para merecer sua atenção. No mesmo dia, na sexta-feira, duas mulheres se manifestaram publicamente sobre segredos que estariam guardando há anos: avanços sexuais não solicitados daquele que agora é o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos. Agora já são oito mulheres acusando Trump de assédio sexual. O bilionário americano continua se dizendo inocente, e agora afirma, em seus comícios, que a rival democrata Hillary Clinton está por trás das denúncias, fazendo alusão até mesmo a uma conspiração da mídia internacional para tentar impedi-lo de chegar à Casa Branca.

Ao mesmo tempo em que Trump mobilizava seus eleitores com teorias do complô, Summer Zervos, uma ex-participante do reality show ?The Apprentice?, apresentado por Trump nos anos 2000, disse em uma coletiva de imprensa, na sexta, que o candidato fez avanços sexuais agressivos contra ela em um hotel em Beverly Hills, em 2007. Trump teria a beijado à força e tentado tocar seus seios em uma sala privada.

A equipe de campanha Trump emitiu um comunicado citando um um primo Zervos, John Barry, que teria dito estar ?surpreso e perplexo? com a acusação e insinuado de que sua prima estaria dizendo coisas negativas contra Trump para poder participar de um reality show.

Em resposta, o advogado de Summer, Gloria Allred, disse em um comunicado que Barry trabalhou no restaurante familiar de Zervos até poucos meses atrás, quando foi demitido. Desde então, ?tem expressado hostilidade e má vontade para com Summer?.

Outra denúncia contra Trump foi publicada em um artigo publicado on-line na sexta-feira. Kristin Anderson disse ao ?The Washington Post? que estava sentada em um sofá com vários amigos em uma boate em Nova York na década de 1990, quando sentiu uma mão levantando a sua saia. Ao empurrar a mão, viu que se tratava de Trump. Mais uma vez, o candidato republicano chamou sua acasadora de ?doente? e ávida por fama e dinheiro .