Cotidiano

Com maior tombo em 26 anos, Nintendo ainda pode cair mais

Hong Kong 2.jpgTÓQUIO – A Nintendo registrou sua maior desvalorização em 26 anos nesta segunda-feira (18%) após a companhia jogar um balde de água fria nas perspectivas de ganho devidas ao sucesso do Pokémon Go. Mas o pior ainda pode estar por vir. O valor atual da companhia na Bolsa de Tóquio equivale a 109 vezes o lucro líquido projetado, mais de seis vezes a média do índice Nikkei 225. A Nintendo, que divulgará os resultados do primeiro trimestre na quarta-feira, teria de entregar ganhos de 200 bilhões de ienes para justificar seu preço atual, mas prevê cifra bem mais modesta ? 35 bilhões de ienes ?, e analistas dizem que o número pode ser menor, 30 bilhões de ienes.

PokemonGo 2607A última vez que a Nintendo teve receitas que levassem a ganhos desta monta foi na capitalização realizada em 2009, quando os sistemas Wii e DS estavam no auge e os lucros chegaram a 279 bilhões de ienes.

? Você está sonhando se acha que eles chegaram a este patamar novamente ? disse Amir Anvarzadeh, chefe de vendas de ativos do escritório em Cingapura da japonesa BGC Partners.

Nesta terça-feira, a companhia subiu 1%, a 23,540 ienes, após despencar

As ações da Nintendo despencaram 18% nesta segunda-feira, o limite máximo de desvalorização, por causa do comunicado emitido pela companhia na sexta-feira, após o pregão, informando que o impacto financeiro do joguinho seria limitado nas contas da empresa. As ações fecharam o pregão cotadas a 23.220 ienes, fazendo com que o valor da companhia despencasse em 708 bilhões de ienes, cerca de US$ 6,7 bilhões. O tombo acontece após a Nintendo praticamente dobrar seu valor de mercado desde o lançamento do jogo, no último dia 6. O sucesso sem precedentes do jogo para celulares levou a uma compra massiva de ações da Nintendo, que, mesmo se desvalorizando nesta segunda-feira, acumulam ganho de 60% desde que o jogo chegou aos celulares.