Cotidiano

Com inflação mais suave, mercado já projeta corte de juros neste mês

Cédulas.jpgRIO – Com a desaceleração do IPCA pelo segundo mês consecutivo ? dado que surpreendeu os analistas ?, surgem indicações de queda de juros no Brasil, nas expectativas das instituições financeiras e nas taxas negociadas para os próximos meses. Os mercados já projetam, para janeiro, juros de 11,92%, o menor patamar em quase dois anos.

A dissipação do choque de alimentos e a gradual descompressão da inflação de serviços podem ajudar a melhorar os riscos sobre o índice de preços e ?dar conforto o suficiente para o banco central começar a cortar gradualmente? os juros, afirmou o economista Alberto Ramos, do Goldman Sachs, em relatório na manhã desta sexta-feira. O banco espera um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros ? que está em 14,25% ao ano desde julho de 2015 ? no encontro deste mês do Comitê de Política Monetária (Copom), seguido por outra redução, de 0,5 ponto percentual, em novembro.

Por sua vez, Celson Plácido, economista da XP Investimentos, destaca que o IPCA surpreendeu e destaca que o Banco Central já tinha fundamentos para considerar a redução da Selic, taxa básica de juros do país.

? Com o dado de hoje, o Banco Central se encontra em uma posição ainda mais favorável que anteriormente ? frisa. ? Isso ocorre pois o mercado já precificou um corte de juros na próxima reunião do Copom, mas segue sem consenso de quanto será este corte, se será de 0,25% ou de 0,50%.

Para o especialista, o BC pode começar o ciclo de corte de juros com 0,25 ponto percentual em uma posição mais conservadora.

? A instituição pode começar a cortar juros, mas ainda sinaliza para o mercado que está muito atenta a inflação, a razão pela qual o Banco Central está em uma posição mais favorável ? explica Plácido. ? Esse movimento pode se traduzir em novas quedas na expectativa de inflação do Boletim Focus nas semanas seguintes à reunião.

Mas, num cenário mais otimista, com a a inflação cedendo de forma mais acelerada do que o esperado, o Banco Central também se encontra em uma posição interessante para já iniciar seu ciclo de corte de juros com 0,5%, avalia Plácido, da XP.

Na mais recente edição do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, economistas reduziram pela terceira semana consecutiva a previsão para a inflação deste ano. A mediana das projeções é que o índice encerre 2016 em 7,23%, ainda acima da meta do governo, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em 2015, a inflação ficou em 10,67%.

JUROS FUTUROS EM QUEDA

Os contratos de swap com maturação em janeiro do ano que vem já estão em queda de 0,09%, a 11,92%, o menor nível desde novembro de 2014. Swaps são contratos em que um investidor se compromete a pagar determinada taxa ? por exemplo, de juros ? em certa data, em troca de um pagamento atrelado a outro tipo de referência ? por exemplo, a taxa de câmbio.

?O dado da inflação empurra os swaps para baixo?, diz Mauricio Oreng, estrategista senior do Rabobank. ?Os investidores estão divididos entre um corte de 0,25 ponto percentual e 0,5 ponto percentual no proximo encontro [do Copom], mas eu acredito que faz sentido começar a cortar lentamente, pois ainda precisamos de uma confirmação da queda da inflação de serviços e dos desdobramentos do ajuste fiscal?, disse à Bloomberg News.