Cotidiano

Com impeachment, país pode ter três presidentes no mesmo dia

presidentes.jpg Votação do impeachment

RIO ? A sessão histórica deste 31 de agosto de 2016 pode, além de definir o afastamento do segundo presidente eleito após a redemocratização, pode marcar uma coincidência inusitada que levará o país a ter num mesmo dia três presidentes da República: a afastada Dilma Rousseff, o sucessor Michel Temer, e o interino Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara. Isso porque, logo após ser empossado pelo Congresso Nacional, em caso de afastamento definitivo de Dilma, Temer pretende embarcar para a China. Dessa forma, Rodrigo Maia (DEM-RJ) deverá assumir interinamente a Presidência da noite desta quarta-feira até a próxima terça-feira.

Caso sua condenação seja aprovada por pelo menos 54 senadores, Dilma só será afastada do cargo de presidente após o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, lavrar e ler a sentença e todos os senadores a assinarem. Em seguida, será feita a comunicação oficial a Temer.

Na China, Temer terá encontros bilaterais com chefes de Estado de China, Japão, Itália, Espanha e Arábia Saudita, encontrará investidores e irá ao G-20. Depois, deverá viajar para Nova York por volta do dia 20 de setembro, para discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU. O evento vai até o dia 26, e normalmente os presidentes brasileiros chegam na véspera da cerimônia e ficam por mais um ou dois dias.

Sessão de julgamento final do Impeachment – Véspera da votação