Cotidiano

Com centro cirúrgico de alto nível, Castramóvel presta atendimentos a cerca de 40 animais do Cascavel Velho

O ônibus do Castramóvel chegou à região Sul do Município

Com centro cirúrgico de alto nível, Castramóvel presta atendimentos a cerca de 40 animais do Cascavel Velho

O Castramóvel está prestando atendimentos no estacionamento do Cense II no bairro Cascavel Velho nesta sexta-feira (11). A expectativa é castrar cerca de 40 animais, entre cães e gatos. Os atendimentos já foram previamente agendados para evitar aglomerações.

Todas as cirurgias são gratuitas e destinadas a animais de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico ou ainda a protetores de animais, que atuam ativamente na causa do bem-estar dos pets.

Os animais são atendidos com excelência, no mesmo nível que os dos oferecidos em clínicas veterinárias. A estrutura é equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros. As autoclaves, por exemplo, vêm em kits já separados para serem usadas uma para cada animal.

Conforme o gerente de vida silvestre e bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente, Rodrigo Neca Ribeiro, a atuação do Castramóvel é uma questão de saúde pública, pois gera o controle populacional. Segundo ele ainda, os animais que são submetidos à castração recebem um atendimento de qualidade e humanizado. “Todo esse trabalho, quando falamos em cirurgia, é tanto do ponto de vista fisiológico, como do ético; que é o de abolir a dor desses animais. Todos que vêm aqui até se espantam quando termina o procedimento, porque o animal acorda sem dor alguma, muito bem”, pontua.

A protetora de animais Elen Sbardella, que levou o gatinho Rato para realizar o procedimento, aprova a iniciativa. “É um serviço muito bom, pois também evita mais animais abandonados nas ruas”, avalia. Os donos dos animaizinhos também recebem orientações e uma cartilha sobre guarda responsável.

Ainda com o pinsher Bob nos braços, praticamente ninando o cão após a cirurgia, a moradora do Cascavel Velho, Madalena Zanardi, reforçou que o serviço prestado é de muita qualidade. “Fomos muito bem atendidos. E para pessoas que nem eu que não têm condições de pagar para castrar os bichinhos é muito bom ter o Castramóvel. O Bob já fez a cirurgia e daqui a pouco já vai estar aprontando pela casa, porque ele é muito arteiro”, brinca.

Desde que iniciou os atendimentos em fevereiro deste ano, o Castramóvel já contabiliza cerca de 250 cirurgias de castração de cães e gatos em Cascavel. Até o fim do ano, estima-se ultrapassar 10 mil procedimentos, isso incluído os realizados pelas clínicas credenciadas ao Município.

Quer que seu animal seja castrado?
O Castramóvel é um serviço público e gratuito. O atendimento é para animais de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico (o documento precisa estar atualizado) ou ainda a protetores de animais. Quem tem interesse de entrar na lista de espera pode ligar no Setor Extra pelo telefone (45) 3902-1490.
Os candidatos precisam necessariamente atender aos pré-requisitos. Para as famílias em situação de vulnerabilidade, é recomendado já ter o número do código familiar do em mãos para agilizar o atendimento.