Publicidade

ESPLANADA

Coluna Esplanada do dia 22 de janeiro de 2019

22 de janeiro de 2019 às 08:12
Publicidade

Reguladoras

Mais de 46% dos funcionários da Agência Nacional de Transportes Terrestressão favoráveis à fusão entre a ANTT e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Outros 31% se posicionaram contra a medida e 21% disseram “não ter opinião formada”, como mostra pesquisa feita pela Aseantt (Associação dos Servidores da ANTT), a qual a Coluna teve acesso. Para acabar com indicações de diretores vinculados a partidos, o Governo Bolsonaro discute a criação da Agência Nacional de Transportesque, além da ANTT e Antaq, poderá ter em sua estrutura a Anac (Agência Nacional de Aviação).

Proposta

A diretora da Aseantt, Leilane Normando, diz “tratar-se de uma pesquisa inicial” e que a Associação continua aguardando uma proposta concreta e oficial do governo federal. Procurada pela Coluna, a assessoria da ANTT não quis comentar a pesquisa.

Infraestrutura

Em uma das primeiras mudanças do Governo Bolsonaro, as agências ligadas ao setor de transportes passaram a ser vinculadas ao Ministério da Infraestrutura, chefiado por Tarcísio de Freitas.

Conselhos

O Ministério da Cidadania confirma que o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e “os demais conselhos vinculados à Presidência da República” foram extintos.

MP

A Coluna registrou que a procuradora do MPF, Deborah Duprat, questionou a pasta na última semana se o Consea deixou de existir. O ministério afirma que foram mantidas todas as competências que havia nos conselhos, mas agora em outros órgãos.

CPI

Líderes do PT falam em conseguir mais de 190 assinaturas para instalar a CPI na Câmara para investigar o caso do ex-motorista Fabrício Queiroz. Apostam que, além da oposição, terão o apoio de “descontentes” da base de Bolsonaro. Para uma CPI ser instalada, são necessárias 171 assinaturas.

Supersalários

Pente-fino do Tribunal de Contas da Paraíba identificou mais de 30 mil servidores que acumulam cargos. Há casos de funcionários com sete vínculos, na Paraíba e em estados vizinhos, e remuneração que ultrapassa os R$ 75 mil.

Comida portuguesa

Presidente interino, o general Mourão almoçou domingo com a esposa, Paula, e uma amiga do casal no Tejo, Lago Sul, em Brasília. Proprietário do restaurante especializado em comida portuguesa, Manuel Pires (ex-maître Manuelzinho) é amigo de Mourão desde os tempos do Antiquarius do Leblon.

Bacalhau do general

Mourão comeu bacalhau ao forno à portuguesa, pastéis de bacalhau e risoles de camarão. "Ele sempre pede isso, quando vem ao Tejo e quando ia ao Antiquarius. Quando ele chega a gente já sabe. Pede bacalhau do general", afirmou Manoel. Na saída, o general concordou em tirar selfies com fregueses.

Combate à violência

Delegada da Polícia Civil do Rio, Sandra Maria Pinheiro Ornellas será a responsável pela subsecretaria de Combate à Violência Contra a Mulher. Ela integra o Fórum Permanente de Violência Doméstica da Escola da Magistratura (Emerj) e contribuiu com a adaptação do Modelo de Protocolo Latino-Americano elaborado pela ONU.

Prêmio Embaixadores

A cantora Hanna receberá em março, no Sofitel, o Prêmio Embaixadores do Rio, idealizado há três décadas pelo gestor Bayard Boiteux.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE