Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: mais votado, segundo turno e covid-19

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Mais votado

O PSD (Partido Social Democrático) foi o mais votado no Paraná, com 1.076.877 votos. O segundo partido mais votado no Estado foi o DEM, com 805.878 votos, seguido do PP, com 443.067. O partido do governador Ratinho Júnior (PSD) foi a legenda que mais conquistou prefeituras (128) e a que mais cresceu em relação às eleições de 2016, evolução de 357%, vencendo em 73 das 100 maiores cidades e, dentro dessas, oito das dez maiores.

 

Confiança

O PSD ainda disputará o segundo turno em Ponta Grossa com a Professora Elizabeth, no próximo dia 29 de novembro, e pode chegar a 129 prefeituras sob sua alçada e a 246 com apoio direto do governador. O governador Ratinho Junior comemorou o bom resultado e reiterou que, mesmo em meio à pandemia, seu governo não deixou de investir nas cidades e apostar na geração de empregos. “É um sinal de confiança da população em nossas propostas”, avalia.

 

Covid-19

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) alertou que o momento é crítico e de preocupação por conta do aumento do número de casos da covid-19 no Paraná: “O número de casos está aumentando no Paraná e as autoridades sanitárias terão que tomar medidas de proteção com a ampliação dos números de leitos nos complexos hospitalares, pois, com as férias e as festas de fim de ano, haverá aglomeração maior de pessoas e a situação só tende a piorar”.

 

Mais populosas

Entre as cidades mais populosas do Paraná seis reelegeram seus prefeitos. Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá. Para especialistas em Ciência Política, a característica principal da eleição municipal de 2020 foi a reeleição.

 

Sondagem Industrial

A Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) prorrogou até 26 de novembro o prazo para que empresários possam responder à Sondagem Industrial. A pesquisa, que já é tradição na instituição, ocorre há 25 anos, é a importante ferramenta de avaliação de desempenho do setor no ano e também auxilia a entidade a planejar suas estratégias para ano seguinte, de acordo com as expectativas apontadas pelos empresários em suas respostas.

 

Economia paranaense

O Paraná se mantém como a quinta maior economia do Brasil, atrás de São Paulo (responsável por 31,6% do PIB nacional), Rio de Janeiro (10,2%) e Minas Gerais (8,7%) e Rio Grande do Sul. Desde 2002, quando teve início a série histórica do IBGE, o PIB paranaense ficou uma única vez como quarto maior na economia do País. Foi em 2013, quando o Paraná somou 6,3% do PIB nacional ante o resultado de 6,2% dos vizinhos.

 

***C.Vale

A Cooperativa Vale ficou em segundo lugar em receita líquida no segmento agropecuário. Entre as maiores da Região Sul, a C.Vale ficou em 11º lugar e na quinta colocação no Paraná. A classificação consta do levantamento Valor 1000, do Valor Econômico, principal jornal de economia do Brasil. A receita líquida, de R$ 8,8 bilhões em 2019, garantiu à cooperativa a condição de 84ª maior empresa do Brasil.

 

Turismo

O turismo foi um dos setores que mais sofreram com os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) acredita que o faturamento do setor deve retornar a níveis pré-pandemia apenas no terceiro trimestre de 2023. Desde o começo da pandemia, o Ministério do Turismo afirma que já destinou R$ 5 bilhões de crédito a empresas do setor, o que proporcionou a preservação de mais de 26 mil empregos.