Cotidiano

Colégio desenvolve Projeto Trilha do Oeste

São envolvidos em projeto de Visita Técnica Científica, nas disciplinas de Física, Geografia, História, Química e Matemática

Cascavel – Na pretensão de que o aluno tenha apropriação, compreensão e desenvolvimento do conhecimento científico acumulado historicamente pela humanidade, estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Pe. Carmelo Perrone, de Cascavel, são envolvidos em projeto de Visita Técnica Científica, nas disciplinas de Física, Geografia, História, Química e Matemática.

Sob a coordenação dos professores Edson Gavazzoni (História) e Neiton Isquierdo (Física e Matemática), o Projeto Trilha do Oeste prepara o aluno, sujeito do processo de ensino e aprendizagem, para a percepção das transformações ambientais, sociais, científicas, tecnológicas e culturais, utilizando-se do conhecimento científico para melhor estabelecer relações entre as transformações e suas implicações na sociedade contemporânea.

Durante o ano letivo, as visitas se transformam em trilhas dirigidas, numa dimensão que revela informações para os alunos e ao mesmo tempo exige dos mesmos um alto grau de atenção e dedicação, por conta da quantidade de atividades desenvolvidas no mesmo dia, começando por volta das 6h e estendendo-se até por volta das 0h. Além disso, as excursões possibilitam vivenciar teorias trabalhadas em sala de aula, tornando o aprendizado mais significativo: a contextualização corrobora para a ampliação dos conhecimentos.

Esses estudos já foram realizados nos seguintes locais: Parque Nacional e Cataratas do Iguaçu, Ecomuseu da Itaipu Binacional, Refúgio Biológico Bela Vista, Parque Tecnológico da Itaipu, Unila e Polo Astronômico do PTI.