Cotidiano

Colagem com massinha crua e cortejo circense abrem o último dia do Mercado B

RIO – As crianças voltaram a ocupar seu lugar no Mercado B neste domingo. Oficina de colagem com massinha crua, para crianças de 4 a 6 anos, e cortejo cirsense seguido pelos pequenos abriram o último dia do evento, realizado pelo GLOBO. Sob o comando de Helen Pomposelli, do Studio Criança, o público infantil tomou o espaço com muitas cores, formas e desenhos de alimentos. Na sequência, às 15h30m, será a vez da oficina Mandalas de grãos (de 4 a 6 anos), e depois, tinta de café (de 4 a 6 anos) e bandeirinhas (de 7 a 10 anos).

Num galpão de nove mil metros quadrados onde funcionou uma loja da rede Walmart, ao lado do Village Mall, o Mercado B tem patrocínio da Fecomércio e apoio de Deli Delícia, Unimed e Chevrolet.

O conceito é unir gastronomia, diversão e artes, com importantes nomes da cozinha e das artes em encontros inéditos, além de shows, oficinas e feira de produtores. De quiosques de comida vegana a restaurantes conceituados, como Barsa e Naga, bem como food trucks badalados, incluindo Cozinha Artagão e Delfina, são muitas as opções para comer e beber bem.

Outra promessa desta tarde saideira será no Espaço Sistema Fecomércio RJ, onde uma equipe do Senac ministra oficinas no estilo ?mão na massa?, em que os visitantes aprendem inusitadas técnicas de culinária. A primeira, às 13h: ?Design thinking gourmet?, com Gisela Abrantes, Adelaide Henriques e Dani Pelegrini. Às 15h: Drinques ?Bubble de monet?, com Luan Martins, e oficina de horta em vaso, com Padma Kukel. Às 17h: ?Food design & Miró?. Às 18h: Oficina de horta em vaso. Às 19h: Ecodrinques, com Luan Martins.

O grande destaque, no entanto, é a atividade que reúne chefs e artistas plásticos renomados. Às 19h, o último encontro entre artista e chef no palco principal. Amigos de longa data, o artista plástico Carlos Vergara e a chef Natacha Fink, do Espírito Santa, têm receitas em comum. No ateliê dele em Santa Teresa, eles já cozinharam juntos feijão, ingrediente que inspira a dupla em seus trabalhos.

Vergara exibirá o curta ?Fome?, lançado nos anos 70, e tem seus bancos “Feijão”, em fibra, com formato de feijão expostos no local. No filme, o artista formou a palavra ?fome? com grãos de feijão em algo que parece um algodão. E filmou todo o processo de crescimento dos grãos. À medida que eles crescem, a palavra é desconfigurada. Vergara também levará ao evento pinturas da série Mangue/Barra, inspirado no manguezal da Lagoa de Marapendi.

Enquanto conversam, Natacha cozinhará um caldo de feijão vermelho, que vem da Quitanda Natural, uma cooperativa de de Silva Jardim, e uma feijoada vegetariana, com feijão manteiguinha, de Santarém, no Pará.

Em seguida, às 19h15m, Jesuton faz o show de encerramento. A cantora britênica radicada no Rio apresenta releituras dos clássicos da gravadora Motown, que estão no DVD ?Show e your soul?, entre eles ?Part time lover?, em show acústico, ao lado de um violinista.

Entre as obras de arte, o Coletivo Opavivará apresenta uma nova montagem da obra inédita no Brasil ?Fonte de refrescos?, exibida na feira de arte internacional Art Basel, na Suíça. O público interage com o trabalho, uma instalação com máquinas de refresco. No espaço, ainda estará montada uma instalação com redes, o ?redário?. Haverá também obras de Roberto Burle Marx e Rubens Gerchman, além de Vik Muniz, Carlos Vergara, Afonso Tostes e Aderbal Ashogun.

Mercado B: Av. das Américas 3.650, Barra. Dom, do meio-dia às 22h. Grátis