Esportes

COI deixa decisão sobre ida da Rússia à Rio-2016 para daqui a sete dias

Um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI) declarou nesta quarta-feira que a decisão da entidade sobre a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, deve sair somente daqui a sete dias. A Agência Mundial Antidoping (Wada) havia pedido, na segunda-feira, que todos os atletas russos fossem proibidos de ir à Olimpíada após um relatório de sua comissão independente apontar participação direta do governo da Rússia no encobrimento de casos de doping.

Inicialmente, o COI pretendia dar uma resposta sobre a presença russa na Rio-2016 até o fim de semana. Não à toa, o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, afirmou nesta quarta à agência “Tass” que esperava um posicionamento da entidade até o domingo, dia 24. O porta-voz do COI, no entanto, informou que o posicionamento só deve sair daqui a uma semana.

– Esperamos uma decisão daqui a sete dias sobre a eventual participação de atletas russos no Rio – declarou Emanuelle Moreau, porta-voz do COI, à agência de notícias France-Presse nesta quarta-feira.

A demora do COI em tomar uma decisão em caráter definitivo sobre a Rússia chamou a atenção de Dick Pound, ex-presidente da Wada:

– Tenho a impressão, lendo as entrelinhas, de que o COI por algum motivo está muito relutante paradecidir sobre a total exclusão da Rússia – afirmou Pound em entrevista à “BBC” – Quando se toma uma decisão dessa gravidade, é preciso estar seguro para não chocar-se com algum obstáculo jurídico que não se havia pensado – completou.