Cotidiano

Cohapar coloca estrutura à disposição para projetos habitacionais

Equipe do escritório regional da Cohapar veio a Toledo para colocar a estrutura à disposição e detalhar programas existentes e necessidades para a implementação de novos projetos

Uma equipe do escritório regional da Companhia de Habitação do Paraná, comandada pelo coordenador regional, Severino Folador, esteve em Toledo na última sexta-feira, 6.  A equipe veio expor ao prefeito Lucio de Marchi e sua equipe os programas habitacionais existentes e colocar a estrutura do estado à disposição do município. “É importante este primeiro contato para conhecermos com mais detalhes os programas habitacionais existentes e sabermos como o município poderá se beneficiar”, destacou o prefeito Lucio. A equipe da Cohapar se colocou à disposição, detalhou alguns programas habitacionais existentes e informou que poderão ser programadas algumas atividades conjuntas, visando o treinamento de profissionais, caso seja necessário.

Segundo a Cohapar, um dos primeiros passos será a atualização do cadastro de mutuários, que deverá conter detalhes quanto a formação das famílias, idade, número de filhos, deficientes, entre outras questões que tem um enquadramento diferenciado nos programas habitacionais.  A companhia tem a possibilidade de fornecer todos os projetos visando a urbanização das áreas, que devem ser cedidas pelo município, e possuem programas habitacionais para diferentes faixas de renda, integrantes de cooperativas, entre outros programas.

 Ele alertou também para a necessidade de atualização do cadastro de casas de interesse social. A solicitação já tinha sido feita à administração anterior, há mais de um ano, mas os dados não foram repassados. “É importante que este cadastro seja atualizado imediatamente, pois se o governo federal abrir algum edital neste sentido o município poderá ficar de fora, pois não tem os dados atualizados” alertou ele. A atualização destes números será uma das prioridades da Secretaria, segundo informou a secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso.

Uma das preocupações da Cohapar é de que os conjuntos habitacionais sejam construídos intercalando casas de três padrões de tamanho e também contenham áreas disponíveis para lazer entre outras estruturas. O município deverá identificar a demanda de mutuários e áreas disponíveis, visando o encaminhamento dos processos para a execução de projetos habitacionais.

Lucio destacou que a construção de casas habitacionais, reduzindo a demanda existente, é uma das prioridades da administração municipal. Para isso, a prefeitura de Toledo não medirá esforços e disponibilizará áreas para a construção de novos conjuntos habitacionais em parceria com o estado e com o governo federal. Ele destacou ainda que a equipe responsável por este setor está entrosada e vai encaminhar os procedimentos necessários para que novos conjuntos habitacionais sejam iniciados o mais rápido possível.