Cotidiano

Coffee shop mais antigo de Amsterdã fecha as portas

yellowmellow.jpgRIO – Em 1º de janeiro, o coffee shop mais antigo de Amsterdã encerrou suas atividades após mais de 40 anos. Pioneiro no comércio legal de maconha na Holanda, o Yellow Mellow foi um dos 28 estabelecimentos afetados pela nova lei local que proíbe a venda e o consumo da erva a uma distância de até 250 metros de escolas.

bv amsterdã maconha

Verdadeiro ponto turístico na cidade holandesa, o estabelecimento – batizado com o nome de uma canção sobre fumar folhas de banana – foi enquadrado na nova regra por estar a 230 metros de uma escola para cabeleireiros. Apesar de a lei ter a intenção de evitar que estudantes comecem a usar a droga antes dos 18 anos, não há alunos menores de idade naquela instituição de ensino, segundo alega o proprietário do coffee shop, Johnny Petram.

Ao diário britânico “The Telegraph”, ele contou ter planos de tentar levar a marca para outro endereço. Não seria a primeira mudança do Yellow Mellow, fundado em 1973 no prédio de uma antiga padaria, no bairro de Weesperzijde. Após um incêndio, reabriu no atual endereço, na Vijzelstraat, próximo ao museu da Heineken.

Também à publicação inglesa, o porta-voz da prefeitura de Amsterdã afirmou que a nova legislação é uma resposta à chamada “Weed Pass”, nova lei que tenta proibir estrangeiros de comprar maconha legalmente nesses estabelecimentos, e que já está sendo implantada em outras partes dos Países Baixos. “De outra maneira talvez seríamos forçados a acatar a ‘Weed Pass’ e aí teríamos grandes problemas. É a maneira que encontramos para proteger os demais 167 coffee shops de Amsterdã”, disse.