Cotidiano

Coetran define mudanças em estacionamento central

Marechal Cândido Rondon – Soluções para o trânsito rondonense e a apresentação de estatísticas de acidentes ocorridos em 2016/2017 foram as pautas da reunião do Coetran (Conselho Executivo de Trânsito), de Marechal Cândido Rondon. O encontro, realizado na manhã de ontem no auditório do Paço Municipal, contou com a presença do vice-prefeito Ilário Hofstaetter, vice-presidente do Coetran, do secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, que conduziu a reunião, vereadores e representantes das forças policiais e de entidades participantes do conselho.

Aprovado por unanimidade, ficou estabelecido que o estacionamento na Rua Dom João VI, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Espírito Santo, será todo oblíquo.

O secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, destaca que, assim, o número de vagas será aumentado em 40% em comparação com as vagas atuais. “Proporcionaremos mais vagas para idosos, pessoas com necessidades especiais e para motociclistas. Estamos fazendo essas alterações para atender principalmente a Feira do Produtor Rural e o Sindicato Rural Patronal, que estavam com uma grande dificuldade de vagas de estacionamento”, explica.

Em números

Na mesma ocasião, representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros apresentaram os números de acidentes de trânsitos registrados em 2016/2017. Foi registrado em 2017 um total de 296 acidentes de trânsito, com 222 vítimas e cinco óbitos. Conforme a PM, em Rondon há mais mortes no trânsito do que por homicídios.

A frota de veículos em Marechal Rondon cresceu 53% nos últimos dez anos. Ao fim de março de 2018, o número de registros chegou a 41.313 veículos.

As principais notificações em 2017 foram a falta do uso do cinto de segurança, totalizando 329 registros, seguida da condução de veículo sem registro ou licença, com 186 notificações, e, em terceiro lugar, dirigir sem CNH, com 142 registros.