Cotidiano

CMEI Nair Pandolfo inaugura sexta-feira com comunidade já bem entrosada

Atendimento ocorre desde o início do ano e a participação das famílias tem sido fundamental na avaliação dos novos alunos

CMEI Nair Pandolfo inaugura sexta-feira com comunidade já bem entrosada

O CMEI Professora Nair Pandolfo Zaffari, do Bairro XIV de Novembro, será inaugurado na próxima sexta-feira (23). A unidade escolar iniciou as atividades a pouco tempo e em um cenário bastante atípico, já que em função da pandemia, ainda não há a presença dos alunos pelas salas de aula recém construídas. Para a alegria dos professores, as famílias dos alunos já demonstram bastante comprometimento com o ensino das crianças, mesmo que de forma remota, e os dias de entrega e retirada das atividades são a oportunidade de socializar sobre o aprendizado das crianças.

Segundo a diretora do CMEI, Melânia Frana Sodeiro, o entrosamento entre os pais e a equipe escolar tem feito toda a diferença no trabalho, considerando que ali não somente o prédio é novo, mas os alunos e professores também. “A participação dos pais tem sido excelente e isso é muito importante na hora de avaliar o aluno. As famílias também interagem bastante nos grupos (de Whats App), o que ajuda muito”.

Daniele Rodrigues, mãe do Anthoni Miguel, aluno do CMEI, de dois anos, conta que não foi muito fácil iniciar uma rotina escolar em casa, mas que com a ajuda da esquipe escolar e com dedicação, tudo foi se ajeitando. “De início ele não demonstrou muito interesse pelas atividades, porém conforme fomos insistindo ele foi prestando atenção. Das musiquinhas ele gostou mais pois já conhecia, sempre cantamos com ele. A leitura ele amou, presta atenção, olha as figuras, passa a mãozinha pra sentir a textura do livro”, relata.

A família anseia que a situação em relação à pandemia melhore e que logo o Anthoni possa iniciar as atividades presenciais e conviver com os colegas e professores. “Acreditamos que o ambiente de sala de aula vai proporcionar um desenvolvimento ainda maior pra ele, tanto cognitivo quanto social porque acreditamos que ele precisa de convívio com crianças”. Daniela também não poupa elogios aos projetos desenvolvidos na unidade como complemento das atividades remotas. “O projeto de leitura foi excelente e ele amou. Torcemos para que ele dure muito tempo”, reforça.

O esforço das famílias também é um incentivo para os professores e agentes de apoio, que não medem esforços para colaborar com o desenvolvimento dos alunos por meio das atividades. O projeto de leitura que a Daniele citou é um exemplo disso. Como o Cmei está funcionando a pouco tempo, a professora Daiane Françoso, que idealizou o trabalho, faz questão de enaltecer a ajuda que teve da direção, coordenação e colegas de trabalho, mas revela que também buscou desde materiais, com doação de livros, à experiência de professores de outros Cmeis. “Tive a colaboração de professores que já tinham colocado o projeto em prática e ajudaram com suas experiências”.

Inauguração

Na próxima sexta-feira (23), este espaço que já é tão importante para toda a comunidade escolar será oficialmente inaugurada. O ato ocorrerá às 8h30, com a presença do prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação Marcia Baldini. A obra teve um investimento de R$ 2.239.713,73 entre recursos do FNDE e contrapartida do Município.

O CMEI Professora Nair Pandolfo Zaffari está localizado na Rua Francisco Guaraná de Menezes, nº 1122, no Bairro 14 de Novembro.