Cotidiano

Claro distribuiu mais de 20 mil chips durante a Olimpíada

RIO – A Olimpíada deve superar em quatro vezes o volume de tráfego de dados os Jogos de Londres de 2012. Com isso, os torcedores que estão no Rio de Janeiro postando vídeos e fotos devem movimentar mais de 240 gigabits (GB) por segundo. Há quatro anos foram 60 GB por segundo. O Grupo América Móvil, que é o fornecedor de infraestrutura do evento, montou uma operação de guerra: distribuiu mais de 20 mil chips para a chamada família olímpica, que inclui atletas e os organizadores do eventos. Há ainda mais de três mil funcionários dando expediente nas arenas e na sede da companhia, monitorando em tempo real o funcionamento da rede.

– O balanço é positivo. Há uma grande quantidade de fotos e vídeos. A expectativa é crescer quatro vezes em relação aos jogos de Londres 2012. O grande pico de demanda foi a abertura. Agora, vamos ver as as finais de alguns esportes e o encerramento. Em termos de quantidade de volume, os vídeos estão consumindo mais rede. Em termos de quantidade unitária, as fotos estão superando as expectativas – disse Márcio Carvalho, diretor de Marketing para o mercado residencial e combos da América Móvil.

Ele também cita que milhares de torcedores estão conectados nos oito mil pontos de Wi-Fi montados nas arenas e nos lugares das competições dos jogos.

– O mais curioso é que muitas competições ocorrem ao mesmo tempo. Por isso, muitas pessoas estão assistindo a um jogo e ao mesmo tempo vendo outra partida pelo celular – disse ele.